Aqui você encontra infomações sobre Informática, Eletrônica, Elétrica, Mecânica e Automação

domingo, 27 de março de 2011

Como funciona a linguagem java

Introdução

Já parou para imaginar como funcionam os programas de computador? Já quis aprender como criar seus próprios programas? Se você tem 14 anos de idade e gostaria de aprender a criar seu primeiro jogo, ou se tem 70 e faz 20 anos que está curioso sobre programação de computadores enfim não importa a idade, este artigo foi feito especialmente para você. Nesta edição, ensinaremos como os programas de computador funcionam. Vamos começar com a linguagem de programação Java.
E para ensiná-lo, vamos supor várias coisas:
  • presumiremos que você não saiba nada sobre programação. No entanto, se já conhece um pouco sobre isso, a primeira parte deste artigo vai parecer fácil demais para você. Sinta-se à vontade para pular as seções até chegar algo que você não conheça;
  • presumiremos que você conhece um pouco sobre o computador que está usando, ou seja já sabe editar, copiar, apagar e renomear arquivos, encontrar informações no seu sistema e outras coisas do tipo;
  • para simplificar as coisas, vamos supor também que você está usando uma máquina com Windows 95, 98, 2000, NT ou XP, e para aqueles que não estão usando um desses sistemas operacionais, já sabem que terão de transpor os conceitos para o sistema que estiverem usando, certo?
  • e, por último, mas não menos importante, vamos supor que você tem vontade de aprender.
Todas as ferramentas de que precisa para começar a programar em Java estão disponíveis na internet, de graça. Também há uma grande quantidade de material educativo sobre o assunto, o que significa que dá para continuar a aprender mais mesmo depois que terminar de ler este artigo. É possível aprender a programação em Java sem gastar dinheiro com compiladores, ferramentas de desenvolvimento, material para leitura, etc. E depois que tiver aprendido Java, fica fácil aprender outras linguagens. Por isso, não se preocupe pelo fato de ser um iniciante no assunto, você veio para o lugar certo.
Bem, considerando tudo isso, estamos prontos para continuar. Mãos à obra!

Alguns termos

Lembre-se vamos supor que você não sabe nada sobre programação. Aqui vão alguns termos para deixar as coisas mais compreensíveis:
  • programa de computador - um programa de computador é um conjunto de instruções que diz ao computador exatamente o que deve fazer. Estas instruções podem dizer ao computador para somar alguns números ou comparar 2 números. E, também, tomar uma decisão dependendo do resultado da comparação ou o que quer que você consiga imaginar! Mas um programa de computador não é nada mais do que um conjunto de instruções para o computador, assim como uma receita é um conjunto de instruções para um cozinheiro ou notas musicais são um conjunto de instruções para um músico. O computador segue suas instruções à risca e acaba fazendo algo que você precisa (como calcular o seu orçamento mensal, exibir um jogo na tela ou executar um processador de textos).
  • linguagem de programação - para que o computador consiga reconhecer as instruções que você deu, elas precisam ser escritas em um idioma que ele entenda: uma linguagem de programação. Da mesma maneira que há vários idiomas diferentes, também há muitas linguagens de programação por aí (Fortran, Cobol, Basic, Pascal, C, C++, Java, Perl). No fundo, todas elas expressam mais ou menos os mesmos conceitos, mas de maneiras diferentes.
  • compilador - um compilador traduz um programa de computador escrito em uma linguagem que pode ser lida por humanos (como o Java) para uma forma que o computador possa entender e executar. Sabe aqueles arquivos EXE que existem no seu computador? Então! Eles são os arquivos que os compiladores geram e contêm programas executáveis, programas em linguagem de máquina que foram traduzidos a partir de programas escritos em linguagem de humanos.
Para que você possa começar a escrever programas na linguagem de programação chamada de Java, vai precisar de um compilador específico para essa linguagem. A próxima seção vai guiá-lo por todo o processo de download e instalação de um compilador. Depois de ter obtido um compilador, estaremos prontos para começar. Mas, dependendo da sua conexão Internet, esta parte do processo vai levar algum tempo, com uma grande parte dele sendo usada para fazer o download de vários arquivos grandes. E, além disso, você também vai precisar de cerca de 40 megabytes de espaço livre em disco rígido (certifique-se de que tem esse espaço disponível antes de começar!)

Nenhum comentário: