Aqui você encontra infomações sobre Informática, Eletrônica, Elétrica, Mecânica e Automação

domingo, 10 de abril de 2011

Linguagem C

O que é C? C é uma linguagem de programação de computadores. Isso significa que você pode usá-la para criar listas de instruções para um computador seguir. A linguagem C é uma das milhares de linguagens de programação atualmente em uso. Existe há várias décadas e ganhou ampla aceitação por oferecer aos programadores o máximo em controle e eficiência. A linguagem C é fácil de aprender: pode ter um estilo um tanto criptográfico comparada às outras linguagens, mas isso é logo superado.

A linguagem C é o que se chama de linguagem compilada. Isso significa que, uma vez escrito o programa em C, ele deve ser passado por um compilador para transformar seu programa em executável para o computador rodar (executar). Um programa em C possui um formato legível ao homem, enquanto o executável gerado no compilador possui a forma legível para a máquina e é executada por ela. Isto significa que para escrever e executar um programa em C, você precisa ter acesso a um compilador de C. Se estiver usando uma máquina UNIX (por exemplo, escrevendo scripts CGI em C no seu computador UNIX, ou se você é um estudante que trabalha em uma máquina UNIX de um laboratório), o compilador de C está disponível gratuitamente. Ele é chamado "cc" ou "gcc" e está disponível na linha de comando. Se você é um aluno, estão a escola lhe fornecerá um compilador (descubra qual a escola usa e aprenda mais sobre ele). Se estiver trabalhando em casa em uma máquina Windows, você precisará fazer o download de um compilador de C gratuito ou comprar um compilador comercial. Um compilador comercial amplamente utilizado é o ambiente Visual C++ da Microsoft (ele compila programas em C e C++). Mas, infelizmente, este programa custa caro. Caso não disponha de algumas centenas de dólares para gastar em um compilador comercial, você pode usar um dos compiladores gratuitos disponíveis na internet.
Vamos começar com um programa em C bastante simples e progredir a partir dele. Vamos supor que você usará a linha de comando UNIX e o gcc como seu ambiente para estes exemplos, mas caso contrário, todos os códigos também funcionarão (basta compreender e usar o compilador que tiver disponível).

 O mais simples programa em C Vamos começar com o programa em C mais simples possível e usá-lo tanto para entender os fundamentos da linguagem C como o processo de compilação em C. Digite o programa seguinte em um editor de textos padrão (vi ou emacs no UNIX, Bloco de notas no Windows ou TeachText no Macintosh). Depois salve o programa em um arquivo denominado samp.c. Se deixar de incluir .c, você provavelmente receberá informação de algum tipo de erro ao compilá-lo (portanto, não se esqueça de inserir o .c). Certifique-se também de que o editor não anexe automaticamente caracteres extras (como .txt) ao nome do arquivo. Eis o primeiro programa:
#include <stdio.h>      

int main()  
{      
   printf("Este é o resultado do meu primeiro program!\n");     
   return 0;
}  
Quando executado, este programa instrui o computador a imprimir a linha: "Este é o resultado do meu primeiro programa!", e depois encerra o programa.

Posição
Ao escrever este programa, posicione #include de forma que o sinal # esteja na coluna 1 (mais à esquerda). Isso facilita o seu entendimento, mas na verdade o espaçamento e recuo podem ser do jeito que você preferir. Em alguns sistemas UNIX, você encontrará um programa chamado cb, o C Beautifier (algo como "embelezador de C"), que formata códigos. O espaçamento e recuo mostrados acima são um bom exemplo a seguir.
Para compilar este código, siga estas etapas:
  • Em uma máquina UNIX, digite gcc samp.c -o samp (se gcc não funcionar, tente cc). Esta linha executa o compilador em C chamado gcc, pede que compile samp.c e que nomeie o arquivo executável criado como samp. Para executar o programa, digite samp (ou em algumas máquinas UNIX, ./samp).
  • Em uma máquina rodando DOS ou Windows e usando DJGPP (em inglês), digite o seguinte no prompt do MS-DOS: gcc samp.c -o samp.exe. Esta linha executa o compilador em C chamado gcc, Pede que compile samp.c e que nomeie o arquivo executável criado como samp.exe. Para executar o programa, digite samp.
  • Se estiver trabalhando com algum outro compilador ou sistema de desenvolvimento, leia e siga as instruções dele para compilar e executar o programa.
Você verá "Este é o resultado do meu primeiro programa!" ao executá-lo. Veja o que aconteceu ao compilar o programa:

Caso tenha cometido um erro de digitação no programa, ele não compilará ou não poderá ser executado. Se o programa não foi compilado ou não executa corretamente, edite-o e localize os erros de digitação. Corrija o erro e tente novamente.

Um comentário:

Thalles Manzatto disse...

Muito legal o post, ultimamente tenho pensado em "reaprender" programação e a linguagem C foi a que mais tive contato na faculdade. Futuramente farei alguns post sobre C no meu blog. Gostei da idéia de não precisar necessariamente de um compilador (apesar de achar mais simples para fazer o processo de debug através de um compilador) eu já não lembrava dessa possibilidade. Vou dar uma lida depois nos outros post para relembrar um pouco dessa linguagem