Aqui você encontra infomações sobre Informática, Eletrônica, Elétrica, Mecânica e Automação

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Linguagem C (parte 2)

O mais simples programa em C : o que está acontecendo? Vamos analisar este programa e aprender o que as diferentes linhas de comando fazem:
  • Este programa em C começa com #include <stdio.h>. Esta linha inclui uma "biblioteca padrão de I/O" (entrada/saída) em seu programa, que permite ler a entrada a partir do teclado (denominada "entrada padrão"), exibir o resultado em uma tela (denominada "saída padrão"), processar arquivos de texto armazenados em disco e assim por diante. É uma biblioteca extremamente útil. A linguagem C possui um grande número de bibliotecas padrão como stdio, incluindo bibliotecas de strings de caracteres, de horário e de funções matemáticas. Uma biblioteca é simplesmente um pacote de códigos que alguém escreveu anteriormente para simplificar a sua vida (discutiremos bibliotecas daqui a pouco).
  • A linha int main( ) declara a função principal. Todo programa em C deve ter uma função denominada main em algum lugar no código. Aprenderemos mais sobre as funções em breve. O programa começa a ser executado a partir da primeira linha da função main.
  • Em C, os símbolos { e } marcam o começo e término de um bloco de código. Neste caso, o bloco de código que compõe a função principal contém duas linhas.
  • A instrução printf em C permite enviar o resultado para a saída padrão (para nós, a tela). A parte entre aspas é denominada string de formato e descreve como os dados serão formatados quando impressos. A string de formato pode conter strings de caracteres como "Este é o resultado do meu primeiro programa!", símbolos de quebra de linha (\n), e operadores como expressão de controle para variáveis (vide abaixo). Se você está usando UNIX, pode digitar man 3 printf para obter uma documentação completa sobre a função printf. Caso contrário, consulte a documentação incluída em seu compilador para mais detalhes sobre a função printf.
  • A linha return 0; faz com que a função retorne um código de erro de 0 (sem erros) à shell que iniciou a execução. Esta capacidade será discutida em detalhes mais tarde.
  •   

Variáveis Como programador, você com freqüência desejará que seu programa se "lembre" de um valor. Por exemplo, se seu programa solicita um valor do usuário, ou se ele calcula um valor, você vai querer armazená-lo em algum lugar para usá-lo mais tarde. O modo como seu programa se lembra das coisas é por meio do uso de variáveis. Por exemplo:
      int b;  
Esta linha diz: "Quero criar um espaço chamado b que possa conter um valor inteiro". Uma variável tem um nome (neste caso, b) e um tipo (neste caso, int, um inteiro). Você pode armazenar um valor em b escrevendo algo assim:
      b = 5;  
Você pode usar o valor em b escrevendo algo assim:
      printf("%d", b);  
Na linguagem C, há vários tipos padrões de variáveis:
  • int - valores inteiros (número inteiro)
  • float - valores de ponto flutuante
  • char - valores de caractere único (como "m" ou "Z")
Veremos exemplos destes outros tipos à medida que avançarmos.

Printf A instrução printf permite enviar o resultado para a saída padrão. Para nós, o termo "saída padrão" se refere à tela (embora você possa redirecionar a saída padrão para um arquivo de texto ou outro comando).
Eis outro programa que o ajudará a aprender mais sobre printf:
#include <stdio.h>  

int main( )
  {
      int a, b, c;
      a = 5;
      b = 7;
      c = a + b;
      printf("%d + %d = %d\n", a, b, c);  
      return 0;
  }  
Digite este programa em um arquivo e salve-o como add.c. Compile-o com a linha gcc add.c -o add e depois execute-o digitando add (ou ./add). Você verá a linha "5 + 7 = 12" como resultado.
Eis uma explicação das diferentes linhas neste programa:
  • a linha int a, b, c; declara três variáveis de número inteiro denominadas a, b e c.
  • a próxima linha inicializa a variável nomeada a para o valor 5.
  • a próxima linha define 7 para b .
  • a próxima linha soma a e b e "atribui" o resultado a c.
    O computador adiciona o valor em a (5) ao valor em b (7) para formar o resultado 12 e então coloca o novo valor (12) na variável c. Por este motivo, o sinal = nesta linha é denominado "operador de atribuição".
  • A instrução printf depois imprime a linha "5 + 7 = 12". As expressões de controle %d na instrução printf atuam como expressão de controle de valores. Há 3 expressões de controle %d, e no final da linha printf há três nomes de variável: a, b e c. A linguagem C liga o primeiro %d ao a e o substitui por 5. Ele liga o segundo %d com b e o substitui por 7, faz a correspondência do terceiro %d com c e o substitui por 12. Depois, imprime a linha completa na tela: 5 + 7 = 12. O +, o = e o espaçamento são parte da linha de formato e são automaticamente integrados entre os operadores %d conforme especificado pelo programador.

Nenhum comentário: