Aqui você encontra infomações sobre Informática, Eletrônica, Elétrica, Mecânica e Automação

sábado, 16 de abril de 2011

Linguagem C (parte 7)

Funções A maioria das linguagens permite criar funções de algum tipo. Funções permitem dividir um longo programa em seções nomeadas, de forma que as seções possam ser reutilizadas ao longo do programa. As funções aceitam parâmetros e retornam um resultado. Funções de C podem aceitar um número ilimitado de parâmetros. Em geral, a linguagem C não se preocupa em qual ordem você coloca suas funções no programa, contanto que o nome da função seja conhecido pelo compilador antes de ser invocado.
Já falamos um pouco sobre funções. A função rand previamente descrita é bastante simples. Ela não aceita parâmetros e retorna um resultado inteiro:
  int rand()
  /* de K&R
     - produz um número aleatório entre 0 e 32767.*/
  {
      rand_seed = rand_seed * 1103515245 +12345;
      return (unsigned int)(rand_seed / 65536) % 32768;
  }  
A linha int rand() declara a função rand para o resto do programa e especifica que aquele rand não aceitará nenhum parâmetro e retornará um resultado inteiro. Esta função não tem nenhuma variável local, mas se elas fossem necessárias, iriam logo abaixo da abertura {. A linguagem C permite declarar variáveis após qualquer {: elas existem até o programa atingir o } correspondente e então desaparecem. Desta forma, as variáveis locais de uma função desaparecem assim que o } correspondente é atingido na função. Enquanto existirem, as variáveis locais residem na pilha do sistema. Observe que não há nenhum ; depois de () na primeira linha. Caso tenha colocado um, acidentalmente, você receberá uma enorme cascata de mensagens de erro do compilador, que não farão sentido algum. Observe também que, mesmo sem parâmetros, você precisa usar o (). Eles indicam ao compilador que você está declarando uma função em vez de simplesmente declarar um int.
A instrução return é importante para qualquer função que retorna um resultado. Ela especifica o valor que a função retornará e a encerra imediatamente. Isto significa que você pode colocar diversas instruções de retorno na função para proporcionar vários pontos de saída. Se você não colocar uma instrução de retorno em uma função, a função retorna quando atinge } e retorna um valor aleatório (muitos compiladores o advertirão se você não retornar um valor específico). Em C, uma função pode retornar valores de qualquer tipo: int, float, char, struct, etc.
Há vários modos corretos para executar a função rand. Por exemplo: x=rand( );. A variável x recebe o valor retornado por rand nesta instrução. Observe que você deve usar ( ) na chamada da função, mesmo que nenhum parâmetro seja passado. Caso contrário, x recebe o endereço de memória da função rand, que geralmente não é desejável.
Você também pode invocar rand desta forma:
  if (rand() > 100)  
Ou deste modo:
  rand();  
No último caso, a função é chamada, mas o valor retornado por rand é descartado. Talvez você nunca faça isso com rand, mas muitas funções retornam algum tipo de código de erro por meio da função, e se você não está muito preocupado com o código de erro (por exemplo, por saber que um erro é impossível), você poderá descartá-lo.
Funções podem usar um retorno tipo void caso se deseje que não se retorne nada. Por exemplo:
  void print_header()
  {
      printf("Programa Número 1n");
      printf("por Marshall Brainn");
      printf("Versão 1.0, lançada em 26/12/91\n");  
  }  
Esta função não retorna valor algum. Você pode invocá-la com a seguinte instrução:
  print_header();  
 

Você deve incluir ( ) na chamada. Se não o fizer, a função não é invocada, embora possa ser compilada corretamente em outros sistemas.
As funções em C podem aceitar qualquer tipo de parâmetro. Por exemplo:
  int fact(int i)
  {
      int j,k;
      j=1;
      for (k=2; k<=i; k++)
          j=j*k; 
     return j;
  }  
retorna o fatorial de i, que é passado como um parâmetro inteiro. Separe vários parâmetros com vírgulas:
  int add(int i, int j)
  {
      return i+j;
  }  
A linguagem C evoluiu ao longo dos anos. Às vezes, você verá funções como add escritas do "modo antigo", como mostrado abaixo:
  int add(i,j)
      int i;
      int j;
  {
      return i+j;
  } 
É importante saber ler o código escrito no estilo antigo. Não há nenhuma diferença na forma em que o código é executado, apenas a notação é diferente. Você deve usar o "novo estilo" (conhecido como ANSI C) com o tipo declarado, como parte da lista de parâmetros, a menos que tenha conhecimento prévio de que o código será enviado a alguém com um compilador em "estilo antigo" (sem suporte a ANSI).

Nenhum comentário: