Aqui você encontra infomações sobre Informática, Eletrônica, Elétrica, Mecânica e Automação

domingo, 22 de março de 2009

Redimensionar partições do HD

Saiba como aumentar ou diminuir o espaço disponível nas partições de seu disco rígido.

Quando se tem um HD com bastante espaço, é interessante particioná-lo para melhor organizar seu conteúdo.

Isto também acontece normalmente onde um computador é utilizado por mais de uma pessoa, então se particiona o disco rígido para que cada um tenha seu espaço limitado e não ocorra nenhuma confusão.

Enfim, não importa o motivo que leve você a fazer isso, é provável que em algum momento de sua vida cibernética seja necessário aumentar ou diminuir o espaço destinado a uma partição.

E o que fazer?

Se você é usuário do Windows Vista, saiba que isto pode ser feito diretamente no sistema sem a necessidade de instalação de nenhum outro programa. É só acessar as configurações do Vista e realizar a alteração. Contudo, se você possui o Windows XP instalado em sua máquina, terá que utilizar programas como o Partition Magic, ou EASEUS Partition Manager.

Redimensionando suas partições

É importantíssimo ressaltar que sempre ao ser realizado algum procedimento de alteração em seu disco rígido, faz-se necessário realizar backup de seus dados para evitar qualquer perda desnecessária.

Primeiramente, vá até a barra de pesquisa rápida do Menu Iniciar e digite Gerenciamento do computador


Lá, selecione a opção Gerenciamento de disco e aguarde que as informações sejam carregadas na janela do gerenciador.



Na seção de exibição de informações sobre os seus discos rígidos, removíveis, partições e drives, clique com o botão direito do mouse sobre a partição que deseja modificar e então selecione uma das opções: Estender volume ou Diminuir volume.


O sistema irá captar as informações sobre aquela partição e então surgirá em sua tela uma janela para que você informe o espaço a ser diminuído ou estendido no volume selecionado. Depois disso, clique em Diminuir/Estender e aguarde a finalização do processo.


Nenhum comentário: