Definição técnica
O Registro do Windows é um banco de dados que armazena configurações e opções de todos os componentes de hardware, quase todos softwares instalados e configurações de usuários do Windows. O Registro também oferece uma ferramenta para operações de Kernel e informações sobre performance e hardwares ativos.
O Registro foi aplicado no Windows 3.1 com a intenção de organizar os arquivos do tipo INI – arquivos com informações de configurações de programas – que eram extensamente utilizados, uma vez que esses arquivos ficavam espalhados por todo sistema, o que tornava difícil acompanhá-los.
Componentes
O Registro é composto por dois elementos básicos: chaves e valores (keys e values). As chaves são organizadas como pastas, cada uma podendo conter subchaves e assim sucessivamente. Elas são referenciadas com sintaxe semelhante aos caminhos do Windows, utilizando barras para indicar níveis de hierarquia. Já valores podem ser nomes dou dados armazenados dentro das chaves. Eles são referenciados separadamente.
O Registro é dividido em diversas seções, denominadas hives (a tradução literal é colmeia).
Edição
O Registro do Windows pode ser manualmente editado através do comando regedit. Basta acessar o menu Iniciar, clicar em "Executar", digitar "regedit" e clicar em OK para acessá-lo.
No entanto, a edição de componentes do registro pode causar danos irreversíveis. Logo, é altamente recomendável fazer um backup (cópia de segurança) das informações do registro antes de editá-lo. E, óbvio, é mais recomendável ainda só acessar e alterar este conteúdo somente se você tem plena consciência do que está fazendo.
Com o Editor do Registro, é possível criar, manipular, renomear e deletar chaves, subchaves e valores, além de importar e exportar arquivos do tipo REG e dados no formato binário (em sistemas Windows NT, esses arquivos podem ser carregados e manipulados).
Limpeza
O conteúdo do Registro do Windows é constantemente atualizado e alterado. Por exemplo, toda vez que um programa é instalado, novas informações são adicionadas. No entanto, nem mesmo a desinstalação de tal programa é capaz de remover essas informações. Logo, o registro vai acumulando dados desnecessários.
Entradas inválidas no registro podem impedir a instalação de novos programas, além de ocasionar erros e travamentos. Por isso, da mesma maneira que um disco rígido deve ser desfragmentado, o Registro do Windows também deve. Isso otimiza o desempenho dele e mantém seu computador livre de arquivos inúteis. Também ajuda bastante compactar o conteúdo do Registro para que ele não ocupe muito espaço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário