Aqui você encontra infomações sobre Informática, Eletrônica, Elétrica, Mecânica e Automação

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O que é Script?

Os tipos de Script e suas finalidades.

Se você possui um blog ou uma página na Internet já deve ter procurado formas de incrementá-los de tornar mais atrativo. Você também já deve ter deixado mensagens animadas ou imagens na página de recados do Orkut de alguém. Sem perceber, você estava mexendo com scripts.

Em informática, o termo script é utilizado para designar uma seqüência de comando e tarefas a serem executadas. Os scripts do Orkut, por exemplo, são scripts de formatação, pois os códigos são usados para formatar mensagens, aplicar efeitos especiais.

A maioria dos efeitos criados em páginas web e blogs, como alterar a cor do cursor do mouse, da barra de rolagem, etc., são feitos através de scripts.

Existem ainda os scripts shell, os quais possuem uma seqüência de comando do DOS que são executados quando solicitados. Este tipo de script é mais usado por técnicos de informática ou pessoas que trabalham muito no prompt de comando do Windows (a famosa tela preta).

Atenção, pode ser perigoso

Como visto, scripts são seqüências de comandos a serem executados, por isso podem ser perigosos. Algumas páginas na Internet possuem scripts que conseguem burlar a segurança dos navegadores e instalar vírus e outras pragas em seu computador.

Por esta razão, hoje os navegadores bloqueiam a qualquer script que não esteja autorizado pelo usuário a ser executado. Mesmo com este bloqueio dos navegadores, o uso de um bom antivírus é indispensável para proteger seu computador.

Nenhum comentário: