Aqui você encontra infomações sobre Informática, Eletrônica, Elétrica, Mecânica e Automação

domingo, 22 de fevereiro de 2009

O que é Phishing?

Na área da informática, o termo phishing (oriundo do inglês fishing, ou seja, pescaria) se refere a uma forma de captação de dados de forma fraudulenta. Estes dados podem ser números de cartão de créditos e de contas bancárias, senhas, contas na internet e etc. Phishing consiste, basicamente, no ato de uma pessoa se fazer passar por outra pessoa ou por uma empresa, solicitando informações confidenciais.

Isto pode acontecer através de e-mails, mensageiros instantâneos e até sites de relacionamento, que têm se tornado muito comum e um forte alvo de phishing. É importante tomar certos cuidados, como por exemplo sempre verificar a fonte dos e-mails e mensagens recebidas e também evitar acessar determinados sites que possam ter este tipo de conteúdo.

Alguns programas e complementos para navegadores possuem uma função “anti-phishing” e lhe ajudarão a navegar de forma segura.

Dentre eles podem ser citados o PishGuard for Firefox e o PhishGuard for Internet Explorer, que tornarão sua navegação mais segura através dos dois navegadores mais utilizados do muito.

Nenhum comentário: