Aqui você encontra infomações sobre Informática, Eletrônica, Elétrica, Mecânica e Automação

terça-feira, 27 de maio de 2008

Microsoft TechNet

Olá pessoal, essa é pra quem gosta de fazer da web um ambiente de estudos, se você quiser ampliar seus conhecimentos, eu tenho uma dica de um site bem legal, onde, além de fazer cursos, você vai se manter atualizado das novas técnologias da Microsoft, é o Microsoft TechNet, se cadastrando no site você poderá fazer treinamentos gratuitos com direito a certificado, participar do programa Profissional Cinco Estrelas, ter acessos a muitos vídeos, testar produtos Microsoft no próprio site sem modificar a configuração do seu PC, e muito mais.

Alguns dias atrás completei o curso de Suporte Técnico no TechNet Experience, e recomendo para as pessoas que querem ter um pouco mais de conhecimento sobre produtos Microsoft, como Windows Vista, Windows XP, etc.

Microsoft Technet:

Clique aqui

Windows XP SP3

Esta dica é para os usuários do windows XP, e serve também como lembrete, já está disponivel para download o Service Pack 3 (português). O Service Pack 3 não é diferente dos outros, ele traz todas as atualizações de segurança e hotfixes (correções de erros) realizadas desde o SP2. Apesar de o SP3 conter todas as correções feitas nos pacotes anteriores, é necessário ter instalado pelo menos o SP1 para, então, conseguir instalar a terceira versão da atualização. Contudo, a Microsoft recomenda que os usuários tenham instalado o SP2 antes de atualizar a versão.

Link para download apartir do Baixaki
http://baixaki.ig.com.br/download/Windows-XP-Service-Pack-3.htm


O que o SP3 tem de novo?
Algumas novidades foram anunciadas em se tratando deste pacote de atualizações para o XP, incluindo melhorias para a detecção de roteadores Black-Hole, que acabam apagando alguns pacotes instalados no PC sem que você autorize. Agora, o SP3 vai trazer uma proteção extra, garantindo que isso não ocorra.Junto com o Service Pack 3, você vai encontrar o Windows Installer 3.1, apresentando funcionalidades novas e correções de alguns problemas encontrados na versão anterior (3.0). Um framework novo denominado MMC também está incluído nos 302MB do SP3. Ele oferece várias ferramentas, como suporte para navegação, menu, barra de ferramentas e muito mais.As opções de segurança do sistema também foram melhoradas, e agora seu XP vai apresentar um número maior de textos explicativos, detalhando algum tipo de configuração que seja necessária. Isso vai ajudar muitos usuários em como procederem nessas personalizações de forma correta, evitando erros de instalação, por exemplo.A plataforma de aplicações NAP (Network Access Protection) vai proteger os ativos de rede, garantindo conformidade em seu sistema. Essa plataforma já é encontrada no Windows Vista e Windows Server 2008. As novidades são muito técnicas e vão agir no Windows XP trazendo melhorias para o usuário final.

Dicas para manter a segurança do HD externo

Dispositivos de memória portátil necessitam de cuidados para mantê-los funcionando bem e para evitar possíveis problemas como perda de dados. Para garantir a segurança de um HD externo, não o deixe cair nem molhar e use criptografia para guardar os dados.
Disco rígido ou duro é a parte do computador onde são armazenadas as informações que não são perdidas quando o computador é desligado. Ao contrário do que ocorre com a memória RAM, em que o conteúdo é apagado quando o computador é desligado.
O disco rígido é um sistema lacrado que tem discos de metal recobertos por material magnético onde os dados são gravados através de cabeças, e revestido externamente por uma proteção metálica que é presa ao gabinete do computador por parafusos.
Existem dois tipos de HD, o interno, que fica dentro do computador e o externo. A memória externa é usada, geralmente, para ampliar a capacidade da máquina. Nos sistemas operacionais mais recentes, o disco rígido é também utilizado para expandir a memória RAM, através da gestão de memória virtual.
Outra função amplamente empregada é a de backup. O HD externo é muito usado para duplicar informações importantes, que não podem ser perdidas, e ainda podem ser transportadas, como um pendrive. Só que a capacidade de um disco rígido é bastante superior.
Os HDs externos vão além do transporte de informações, devido à variedade de modelos e funcionalidades, como, por exemplo, o HD com leitor de impressão digital, os de rede, as versões de discos rígidos externos com wireless e alguns com recursos profissionais que funcionam como servidores entregando dados a velocidades muitas vezes mais elevadas que muitos servidores de rede.
Devido ao fato destes dispositivos terem uma parte mecânica, um dos principais fatores que pode ocasionar perda de dados de um HD portátil é a queda. Um tombo pode ser fatal, especialmente quando o produto está em operação, já que os discos trabalham numa velocidade de 5.400 ou 7.200 rotações por minuto. A capacidade de um disco rígido atualmente disponível no mercado para uso doméstico/comercial varia de 10 a 1000 GB, mas um HD para empresas pode variar até 1 TB.
Além do cuidado para não deixar o equipamento cair, um método funcional para garantir a segurança das informações em HDs externos é adquirir um produto com criptografia e/ou com leitor biométrico (de impressão digital). A criptografia codifica os arquivos e a biometria libera o acesso ao conteúdo armazenado apenas aos usuários cadastrados. Desta forma, somente as pessoas autorizadas terão acesso ao dispositivo e ao conteúdo gravado nele.
Outro importante lembrete: como todo sistema de informática, a água é um inimigo, então não deixe líquidos de nenhuma natureza cair sobre o dispositivo.

sábado, 3 de maio de 2008

Cuidados com a bateria do seu Notebook

A vida útil das baterias recarregáveis são medidas através de ciclos de cargas, que variam em torno de 300 a 500 ciclos, dependendo do modelo da bateria .Todas as vezes que ligamos o conversor AC/DC à energia elétrica, e conectamos o conversor ao Notebook com a bateria instalada, é gasto um ciclo de vida útil da bateria, não importando o tempo ao qual o equipamento ficou ligado à rede elétrica, um minuto, uma hora, dez horas, tanto faz o tempo, um ciclo de vida útil da bateria já foi consumido. Para evitarmos o desgaste prematuro das baterias, devemos sempre utilizar a bateria do equipamento até o final da carga, e quando o equipamento sentir que a carga da bateria está baixa, ele irá nos avisar emitindo sons característicos, acendendo luzes, ou de alguma outra forma característica de acordo com cada marca ou modelo de Notebook. Devemos atentar para a carga da bateria, esta deve ser feita de uma forma contínua, sem interrupções, ou seja, se a bateria gasta duas horas para ser carregada, ela deve ficar conectada à rede elétrica por duas horas consecutivas e ininterruptas. Estas informações devem ser verificadas no manual do usuário do equipamento. Uma forma para poupar a bateria, é utilizarmos o equipamento sem ela, devendo ser extraída do compartimento por completo, e ligando-se o Notebook à rede elétrica. Antes de utilizar as baterias novas, devemos fazer a carga inicial, para que elas tenham longa duração e grande autonomia. Este procedimento é feito da seguinte forma: coloca-se a bateria nova no equipamento, liga-se o equipamento na rede elétrica, deixe-o carregar a bateria por 24hs, não importando aí o comunicado do equipamento de que a bateria já está carregada. Após este período de carga, devemos desconectar o equipamento da rede elétrica, e utilizar o Notebook até que a carga da bateria chegue ao final, neste caso não há a necessidade de ser contínuo, pode haver interrupções. Quando a carga da bateria chegar ao final, devemos carregá-lo por mais outro período de 24hs. Após esses procedimentos, poderemos utilizar o equipamento normalmente. Atenção: Se ao carregarmos uma bateria, e esta não fornecer uma autonomia de pelo menos cinco minutos, ela deverá ser descartada, pois provavelmente alguma célula da bateria entrou em curto, e poderá prejudicar o seu Notebook.