Aqui você encontra infomações sobre Informática, Eletrônica, Elétrica, Mecânica e Automação

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Ligação Estrela e Triangulo

As cargas trifásicas podem ser interligadas ao sistema de dois modos distintos:
  • Em estrela, também chamado de Y: um dos terminais das cargas é conectado a uma das fases do sistema enquanto o outro terminal é conectado a um ponto comum que é o neutro utilizado para se medir as tensões de fase.
  • Em triângulo, também chamado de delta: nesta configuração um dos terminais das cargas é conectado a um outro terminal de outra carga e as fases do sistema são interligadas nos pontos de junção dos terminais da carga.

Na conexão estrela podemos calcular o valor eficaz das 'tensões de linha' a partir dos valores eficazes das 'tensões de fase':
V_{lin}^{ab} = \sqrt{3} v_{fas}^{a}

E as 'correntes de fase' são idênticas às 'correntes de linha', pois a corrente que circula por uma das cargas é a mesma que circula por uma das fases.

Na conexão triângulo ou delta a 'tensão de fase' é igual a 'tensão de linha' pois a tensão aplicada sobre cada uma das cargas é a diferença entre as tensões aplicadas às cargas vizinhas. E os valores eficazes das 'correntes de linha' podem ser calculadas com os valores eficazes das 'correntes de fase':
I_{lin}^{a} = \sqrt{3} I_{fas}^{a}

Como funcionam "Acelerometros e Giroscópios"

O que os principais consoles da atualidade tem em comum? Se você respondeu itens como variedade de títulos e ótima capacidade gráfica está certo. No entanto, uma nova tendência está prestes a colocar mais um item nessa lista: captura de movimentos.
O pioneiro foi o Nintendo Wii, com o seu controle sensível aos movimentos do jogador. As gigantes Sony e Microsoft apresentaram ao mundo o Playstation Move e o Project Natal, ambos com o objetivo de capturar movimentos e transformarem as ações dos usuários em comandos para jogo.
De que maneira isso é possível? Quais as tecnologias que estão por trás destas novidades? E, com o desenvolvimento delas, o que é possível ser feito não só para o mundo dos games, mas também para celulares e outro aparelhos portáteis? Entenda como funcionam acelerômetros e giroscópios.
Acelerômetro
Para que possamos entender o que é um acelerômetro, antes de tudo precisamos voltar a um concito da Física. De acordo com a primeira lei de Newton “Todo corpo permanece em repouso até que alguma força externa aja sobre ele”. Já a segunda lei define a força aplicada como o produto da massa do corpo pela sua aceleração.
Em outras palavras, ao medir a aceleração aplicada sobre um corpo, descobrimos qual é a força aplicada sobre ele. Um acelerômetro nada mais é do que um instrumento capaz de medir a intensidade e, consequentemente, repassar a informação para o programa. A partir desse momento uma ação é executada.
E não é só nos controles dos videogames que o acelerômetro é uma das atrações. Em celulares como o iPhone, por exemplo, o acelerômetro é capaz de identificar a movimentação do usuário em jogos ou mesmo no direcionamento do sentido da tela.
Giroscópio

Desafiar a gravidade é uma das características mais intrigantes dos giroscópios. Para entender como ele funciona a melhor maneira é fazer uma alusão a um processo rudimentar, mas bastante elucidativo do ponto de vista ilustrativo.
Imagine um pedaço de madeira em repouso sobre um barbante suspenso no ar. Em tese isso seria impossível, mas dependendo da maneira com que ele é colocado sobre o fio esticado pode se equilibrar e pender para qualquer um dos lados sem cair.
Assim, uma roda de bicicleta consegue ficar em pé graças a essa força de atuação, denominada precessão. O que acontece é que o ponto de cima da roda responde de uma maneira distinta do ponto de baixo, embora ambos recebam uma força similar.
Os giroscópios são utilizados em instrumentos como as bússolas. Graças a ele a agulha aponta sempre em uma mesma direção, por exemplo. Como isso é importante para o mundo tecnológico? Podemos exemplificar esse conceito com os sistemas de navegação inerciais (INS).
Quando colocados em um aparelho, como um celular, os sensores de eixo conseguem informar exatamente para qual direção o produto está se movendo. Num meio de transporte, por exemplo, a utilidade é ainda maior, tanto que este princípio é adotado no piloto automático das aeronaves.
Da Física à prática

As leis da Física explicam claramente esses dois fenômenos e é da interpretação deles que surgiu a necessidade de adaptá-los para os aparelhos celulares. O conceito de captura de movimentos depende muito da aplicação correta destas teorias.
Em termos de aplicação, a utilização ainda é bastante limitada, uma vez que existem poucos dispositivos compatíveis que realmente agreguem algum valor às funções do aparelho. Dessa forma, a utilização maior por enquanto da interpretação dos movimentos se limita ao mundo dos games.
Segurar o celular com as duas mãos simulando um volante, por exemplo, acrescenta pontos á jogabilidade de um game de corrida, definindo um novo estilo de entretenimento. Porém, nesse exemplo, ainda se trata de uma ação (movimento) em função de um produto (o jogo no celular).
As possibilidades aumentam se pensarmos no aparelho celular como um instrumento capaz de ser reconhecido por outros dispositivos, tendo o seu movimento função específica e vital para ativação de outras ferramentas.
Novas possibilidades
Que tal utilizar o celular como uma raquete de tênis em um jogo virtual? Ou ainda, imagine um aplicativo que responda precisamente aos seus movimentos, e possa ser executado a partir do seu aparelho? Algumas experiências muito próximas a isso têm disso testadas em laboratórios, no entanto nada muito prático ou útil para o usuário foi apresentado.
Se a junção dessas duas tecnologias pode significar uma mudança completa de paradigma, com um novo estilo de jogo para as próximas gerações, o que ela pode fazer no cotidiano, na interação do usuário não só com o computador, mas com muitos outros dispositivos?
Por se tratar do aparelho que está mais próximo, na maior parte do tempo, e oferecendo cada vez mais recursos para o usuário, caberá aos celulares a missão de incorporar dispositivos como esse e ofertá-los para os usuários.
Fugir do óbvio é um desafio para os desenvolvedores
Da mesma forma a missão dos desenvolvedores é pensar além do óbvio, prevendo execuções de funções cada vez mais fluídas e naturais para o ser humano. Sem dúvida esse é um dos campos de estudo onde há maiores possibilidades de desenvolvimento nos próximos anos.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Domótica

É a tecnologia responsável pela gestão de todos os recursos habitacionais. Esse termo nasceu da fusão da palavra “Domus”, que significa casa, com a palavra “Robótica”, que está ligada ao ato de automatizar (realizar ações maquinalmente). Tem por objetivo satisfazer as necessidades de comunicação, segurança e comodidade diária das pessoas.

Esse conceito vem da necessidade do homem de querer realizar o mínimo de esforço durante atividades corriqueiras. Quando se fala em modernidade fazemos associação com conforto, pois tudo que está ligado à tecnologia basicamente está relacionado à melhoria da vida humana.

A domótica segue essa linha de raciocínio e, vem dando grandes passos para melhorar a vida do ser humano, esse que a princípio habitava uma caverna sem qualquer conforto hoje habita um centro de tecnologia que realiza diversas atividades para ele, sem que o mesmo se esforce. Sem falar que o mercado para esse tipo de tecnologia vem aumentando consideravelmente, apesar de ser inacessível à grande parte da sociedade mundial, em especial àquelas pertencentes à classe baixa. Em compensação, a classe alta demonstra bastante interesse pela domótica, em virtude da comodidade, conforto e o principalmente da segurança. Pois o quadro de violência está crescendo a ponto de sufocar a sociedade, dessa forma quando surge algo relacionado à segurança, muitas pessoas resolvem investir, não importando com o preço, na tentativa de escapar da violência.

Há diversos dispositivos desenvolvidos para automatizar as tarefas rotineiras em uma casa, interligados entre si gerando um sistema amplo de execução de serviços. Na domótica atual é possível ter controle sob diversas tarefas realizadas pelo homem em sua residência como, por exemplo, na iluminação, climatização e segurança. Existem sensores que ao detectarem a presença humana iluminam o ambiente, interagem o clima com a temperatura do corpo da pessoa presente na casa em determinado momento, além de controlar quem entra e quem sai através de câmeras e detectores de intrusos, entre outros.

Fonte: Mundo educação

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Tipos de rede elétrica

Sistema trifásico
No sistema trifásico temos três fases com ou sem neutro, c ada fase está defasada entre sí em 120 graus. As fases do sistema trifásico tradicional são identificadas pelas letras R, S, T, e o neutro pela letra N.

Rede trifásica com neutro:

R----------------------------------------
S----------------------------------------
T----------------------------------------
N---------------------------------------

*É normalmente usado na indústria

Sistema bifásico
Na rede bifásica usamos duas fases do sisstema trifásico como é mostrado abaixo:

R----------------------------------------
S----------------------------------------

Sistema monofásico
Na rede monofásica usamos um neutro e uma fase como é mostrado abaixo:

R----------------------------------------
N----------------------------------------

*Usado em residências


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Chave

E Um dispositivo que permite um seccionamento seguro de um circuito elétrico. As chaves podem ou não ter retensão. Os tipos de contato de uma chave podem ser classificados como: Normalmente abertos "NA" (normally open "NO") ou normalmente fechados "NF" (normally close "NC")

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Elétrica Industrial

Condições para que uma corrente elétrica circule por um circuito

A primeira condição:
Ligar o dispositivo a um gerador;
A segunda condição:
Deve haver tensão elétrica nos polos do gerador;
A terceira condição:
Não pode haver interrupções no caminho da corrente elétrica;

O sistema responsável pelo transporte de energia elétrica das unidades geradoras para as unidades consumidoras é composta basicamente por três subsistemas:

Sistema de geração de energia
Composta pelos elementos responsáveis pela conversão da energia de alguma fonte primária em energia elétrica e quaisquer outros componentes das unidades de geração.
Sistema de transmissão
Composta pelos elementos responsáveis pelo transporte da energia obtida dos vários sistemas de geração para o(s) sistema(s) de distribuição interligados pelo sistema de transmissão.
Sistemas de distribuição
Composta pelos elementos responsáveis pela adequação da energia para o uso de consumidores de grande, médio e pequeno porte.
A transmissão de energia elétrica é feita por meio de um sistema de transformadores e condutores elétricos também chamados de linhas de transmissão os quais transmitem a energia elétrica gerada nas unidades geradoras para as unidades consumidoras ou cargas.
O sistema de transmissão permite que a tensão elétrica proveniente dos terminais dos geradores localizados nas unidades de geração alcance a alimentação das unidades de consumo atendidas pelo sistema.
Nos primórdios da implementação do sistema de transmissão de energia de longa distância, graças ao avanço tecnológico principalmente devido ao trabalho de Nikola Tesla foi utilizado o sistema alternado para as tensões e correntes, de forma a permitir o transporte de energia a longas distâncias sem perdas significativas a ponto de inviabilizar o processo.
Para a geração de tensões e correntes alternadas, utiliza-se geradores síncronos ou de indução que em teoria poderiam fornecer qualquer número de sinais de tensões e correntes alternadas igualmente defasadas entre si dependendo da construção dos geradores.
Por questões de praticidade, econômicas (economia de material) e técnicas (qualidade da energia fornecida), optou-se por utilizar o sistema trifásico.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Corrente elétrica

Resumo sobre Corrente elétrica

A corrente elétrica é o movimento ordenado de elétrons livres no interior de um material sólido condutor.

Tipos de corrente:

- Corrente contínua

A corrente contínua é gerada por pilhas, baterias, paineis solares, etc, e caracteriza-se por:
Apresentar um único sentido, pois os pólos do gerador são fixos.
Apresenta valor de tensão constante no tempo.

- Corrente Alternada

A corrente alternada é gerada por alternadores, e caracteriza-se por:
Mudar de sentido ciclicamente devido a mudança de posição dos pólos nos termonais do gerador
Valor de tensão varia no tempo.


Intensidade da Corrente

A intensidade da corrente elétrica pode ser imaginada como a quantidade de elétrons que se movimentam no interior de um material condutor por segundo. A sua unidade de medida é o Ampér, símbolo A.

1A = 1 C/s (um coulomb por segundo) ou seja quando dizemos que por um fio condutor circula uma corrente de 1A, dizemos que por qualquer pedaço deste fio estão passando 6,25 x 10 ¹8 (dez elevado na décima oitava potência)
elétrons.

Dicas windows 7: Como rodar softwares antigos

Existem programas que, com o passar do tempo não estragam e continuam a fazer parte do dia a dia de muitos usuários. A parte ruim disso tudo é que, infelizmente, os sistemas operacionais continuam a sua evolução natural e aí, surgem os problemas de compatibilidade.
Como fazer para jogar aquele clássico game no MS DOS, ou rodar aqueles aplicativos sem igual que só funcionam no XP? Pois no Windows 7, existem algumas maneiras interessantes para fazer o seu programa continuar (ou voltar) a funcionar de maneira correta.
Neste artigo você encontrará algumas soluções para contornar este problema!

Tentando com o modo de compatibilidade

Este caminho é o primeiro e o mais fácil para a solução do problema. O próprio Windows 7 vem com um modo de compatibilidade, que emula versões anteriores do sistema operacional e é bastante completo para ajudar a resolver a questão.
Para acessá-lo, clique com o botão direito do mouse no executável do programa que deseja abrir e vá até a aba “Propriedades”.
Dicas Windows 7
Em seguida, escolha a opção “Compatibilidade”. Ali se encontram várias opções, desde o Windows 95 até o Vista, além de uma lista com versões dos sistemas operacionais, como os “Service Pack”. Cabe a você escolher qual é a mais adequada para o aplicativo em questão.
Dicas Windows 7

Utilizando o Windows XP Mode

A própria Microsoft lançou um aplicativo para que o Windows 7 rode programas do XP. Entretanto, para utilizá-lo, você deve possuir alguma das seguintes versões do SO: Professional, Enterprise ou Ultimate.
O Windows XP Mode trabalha em conjunto com o Windows Virtual PC para criar uma maneira de reproduzir o antigo sistema operacional. Além de ter uma das versões anteriormente citadas, o usuário também precisa preparar-se para disponibilizar cerca de 20 gigabytes de disco para a instalação, bem como verificar a compatibilidade do seu computador com a tecnologia de virtualização de hardware (AMD-V ou Intel VT).
Para saber se o computador possui essa tecnologia, utilize o programa SecurAble.
Dicas Windows 7
Realizados os testes e os downloads, instale o Windows Virtual PC e reinicie a máquina. Depois, faça a instalação do Windows XP Mode. Este processo demora, pois é semelhante ao normal de um novo sistema operacional.
Depois, o Windows Virtual PC carregará o Windows XP em uma janela, como uma máquina virtual.
Compatibilidade Windows 7

Fazendo dual boot

Uma maneira simples de se ter compatibilidade com todos os programas, é ter múltiplos sistemas operacionais instalados na mesma máquina. Se você conta os recursos necessários, como um disco rígido com bastante espaço e as licenças do Windows, basta ter ambos para não bater de frente com a incompatibilidade dos programas.

Utilizando o DOSBox

Caso os aplicativos que você queira rodar sejam realmente antigos e só funcionem no MS-DOS, também existe uma alternativa, utilizando-se é claro de um programa especifico.
Então, antes de qualquer coisa, baixe e instale o DOSBox. O software é pequeno e quase não ocupa espaço em disco, além de ter a instalação simples e intuitiva. Ele é, nada mais nada menos, do que um emulador do sistema, capaz de rodar os aplicativos antigos feitos para MS-DOS.
Compatibilidade Windows 7
Para utilizá-lo, basta “montar” o sistema, ou seja, criar de fato o caminho para o disco que quer acessar. Por exemplo: o jogo que você deseja abrir fica no caminho “C:\Jogos\”. Basta você criar o drive, digitando “Mount c c:\jogos”. Depois, é só navegar pelo DOSBox, como era feito no SO original.

Dê um passo para trás, ou tenha outro computador!

Pois é, se nenhuma das soluções apresentadas acima foi suficiente para resolver os seus problemas de compatibilidade, propomos então duas últimas alternativas: a primeira, é dar um passo para trás no que diz respeito à evolução dos sistemas operacionais e voltar para o SO que mais tinha a ver com suas necessidades, seja ele o Windows XP, Vista ou 98.
Compatibilidade Windows 7
Agora, se você contar algumas peças sobrando – ou uns trocados fazendo “cócegas” no bolso – pode montar uma nova máquina, com partes antigas ou usadas e que não contam com “aquela” velocidade. Desta forma, é possível deixar o Windows 7 no computador mais novo e instalar o sistema antigo no PC mais lento.
....
E aí, algum dos conselhos resolveu o seu problema? Caso você tenha estranhado a falta de caminhos para a execução de programas do Vista, lembre-se de que aplicativos deste sistema, em sua grande maioria, não encontram dificuldades para serem abertos no Windows 7. Até a próxima, com mais dicas!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Tensão elétrica

Resumo sobre tensão elétrica

A tensão elétrica também chamada de diferença de potencial e vulgarmente conhecida como voltagem.
A tensão elétrica pode ser imaginada como uma força que impulsiona elétrons. A tensão elétrica provoca surgimento de uma corrente elétrica. Sem tensão elétrica não temos corrente elétrica.
O aparelho que mede valores de tensão elétrica chama-se: Voltímetro.
Sua unidade de medida é o VOLT, e seu símbolo é a letra V.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Carga Elétrica

O que é?

Carga elétrica é a propriedade que elétrons e prótons apresentam e que lhes confere a capacidade de atração e repulsão de outras cargas elétricas. O neutron não apresenta carga elétrica.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Como burlar protetores de link na hora de fazer downloads

Muitas vezes você quer baixar alguma coisa. Busca em blogs, depois de muita procurar, consegue encontrar o arquivo desejado. Mas, quando vai baixar, percebe que o link está “protegido” e ele leva a uma tela na qual você precisa cadastrar um telefone celular para seguir adiante e, só então, fazer o esperado download.

Ou então, o link protegido inverte a URL de download do arquivo, o que deixa você em um dilema: continuar buscando ou então redigitar o endereço de trás para frente, letra por letra, para chegar à página de transferência.

Para evitar que você se estresse à toa, foi desenvolvido um serviço bastante simples e capaz de resolver tudo em questão de segundos.

Aqui está a solução:


Quebrando e invertendo links

O serviço é o “Quebra Link”, do blog Algoritmizando (click para acessar). O que você precisa fazer é colar o link na caixa de texto e clicar em “Quebrar!”.




Alguns segundos depois você tem o resultado, e basta clicar em “Acessar” para ir até a página de download e iniciar a transferência.




Encontrando o link certo

Outros links que direcionam para outras páginas são mais fáceis de serem burlados. Isto porque eles indicam a URL depois do endereço do site de cadastro.




Então encontre o link (indicado pela seta na imagem acima) e remova tudo o que vier antes dele (destacado pelo retângulo vermelho na figura). Agora é só baixar!


Mecânica industrial

Mecânica industrial é toda e qualquer atividade relacionada a reparos de máquinas, ferramentas, instalações e manutenção de sistemas automatizados. Dentro da área de mecânica industrial, um bom profissional do ramo deve um profundo conhecimento sobre mecanismos pneumáticos, hidráulicos, elétricos, eletroeletrônicos, sistemas de controle e acionamento mecânico. Sem dúvida alguma, o trabalho de um mecânico industrial é parte essencial nas indústrias, sem o qual seria impossível dar continuidade, com sucesso, de todo o processo produtivo no chão de fábrica.

Seja na linha de montagem de automóveis, em sistemas de transportes, na produção automatizada nas indústrias de alimentos, no setor farmacêutico ou em qualquer outro segmento industrial, a mecânica industrial é imprescindível na manutenção de diversos tipos de máquinas, como tornos CNC, empilhadeiras, prensas, motores, válvulas, caldeiras, fornos, entre outros.

Além do trabalho de inspeção e manutenção preventiva, é de responsabilidade dos mecânicos industriais realizar a montagem de equipamentos e deixá-los na configuração correta, ou seja, prontos para seu uso imediato.

Sistema Hexadecimal

O sistema hexadecimal é um sistema de numeração posicional que representa os números em base 16 —portanto empregando 16 símbolos—.
Está vinculado à informática, pois os computadores costumam utilizar o byte ou octeto como unidade básica da memória; e, devido a um byte representar 28 = 256 valores possíveis, e isto poder representar-se como 2^8 = 2^4 \cdot 2^4 = 16 \cdot 16 = 1 \cdot 16^2 + 0 \cdot 16^1 + 0 \cdot 16^0, o que, segundo o teorema geral da numeração posicional, equivale ao número em base 16 10016, dois dígitos hexadecimais correspondem exatamente —permitem representar a mesma linha de inteiros— a um byte.
Isto é muito útil para a visualização de vertidos de memória já que permite saber de jeito singelo o valor de cada byte da memória.
Devido ao sistema decimal geralmente usado para a numeração apenas dispor de dez símbolos, deve-se incluir seis letras adicionais para completar o sistema. O conjunto de símbolos fica, portanto, assim:
 S = \{0, 1, 2, 3, \cdots, 9, \mathrm{A}, \mathrm{B}, \mathrm{C}, \cdots, \mathrm{F}\}
À de se notar que A16 = 1010, B16 = 1110 e assim sucessivamente. Também são usadas variedades com letras minúsculas em vez de maiúsculas.
Exemplo numérico para obter o valor de uma representação hexadecimal: 3E0,A (16) = 3×162 + E×161 + 0×160 + A×16-1 = 3×256 + 14×16 + 0×1 + 10×0,0625 = 992,625
Exemplos para obter numero hexadecimal de um numero decimal:
Divide-se o numero decimal por 16. 
           
          85|_16
        - 80   5,3125  Pode-se perceber que contém vírgula nesta divisão,porém, utilizaremos 
          --           apenas o quociente (5) e resto da divisão antes da vírgula (5), 
          050          Não esquecendo de colocar o quociente primeiro e depois o resto.
         - 48          Decimal 85 = 55(hex)
           --
           020         79|_16       O numero 79 também contêm vírgula. Pegamos 4  
          - 16       - 64   4,9375  e 15 que é igual a F.
            --         --           Decimal 79 = 4F(hex) 
            040        15
           - 32        .
             --        .
             080
            - 80
              --
               0

Frações

As frações, no seu desenvolvimento hexadecimal, não são exatas a menos que o denominador seja potência de 2. Contudo, os períodos não costumam ser muito complicados.
1/2 = 0,8
1/3 = 0,55...
1/4 = 0,4
1/5 = 0,33...
1/6 = 0,2AA...
1/7 = 0,249249...
1/8 = 0,2
1/9 = 0,1C1C...
1/A = 0,199...
1/B = 0,1745D1745D...
1/C = 0,155...
1/D = 0,13B13B...
1/E = 0,1249249...
1/F = 0,11...

 


' 123456789ABCDEF10
1123456789ABCDEF10
22468ACE10121416181A1C1E20
3369CF1215181B1E2124272A2D30
448C1014181C2024282C3034383C40
55AF14191E23282D32373C41464B50
66C12181E242A30363C42484E545A60
77E151C232A31383F464D545B626970
88101820283038404850586068707880
99121B242D363F48515A636C757E8790
AA141E28323C46505A646E78828C96A0
BB16212C37424E58636E79848F9AA5B0
CC1824303C4854606C7884909CA8B4C0
DD1A2734414E5B6875828F9CA9B6C3D0
EE1C2A38465462707E8C9AA8B6C4D2E0
FF1E2D3C4B5A69788796A5B4C3D2E1F0
10102030405060708090A0B0C0D0E0F0100

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Sistema binário

O sistema binário ou base 2, é um sistema de numeração posicional em que todas as quantidades se representam com base em dois números, com o que se dispõe das cifras: zero e um (0 e 1).
Os computadores digitais trabalham internamente com dois níveis de tensão, pelo que o seu sistema de numeração natural é o sistema binário (aceso, apagado). Com efeito, num sistema simples como este é possível simplificar o cálculo, com o auxílio da lógica booleana. Em computação, chama-se um dígito binário (0 ou 1) de bit, que vem do inglês Binary Digit. Um agrupamento de 8 bits corresponde a um byte (Binary Term). Um agrupamento de 4 bits é chamado de nibble.
O sistema binário é base para a Álgebra booleana (de George Boole - matemático inglês), que permite fazer operações lógicas e aritméticas usando-se apenas dois dígitos ou dois estados (sim e não, falso e verdadeiro, tudo ou nada, 1 ou 0, ligado e desligado). Toda a electrónica digital e computação está baseada nesse sistema binário e na lógica de Boole, que permite representar por circuitos electrónicos digitais (portas lógicas) os números, caracteres, realizar operações lógicas e aritméticas. Os programas de computadores são codificados sob forma binária e armazenados nas mídias (memórias, discos, etc) sob esse formato.

Ampliando nossa área de conhecimento

O  Blogg info ampliando sua área de conhecimento apartir de hoje estará postando aqui artigos sobre mecatrônica. Iniciamos com uma breve introdução sobre essa área que encontra-se em grande expansão:


Mecatrônica ou Mecatrónica é uma área que utiliza as tecnologias de mecânica, eletrônica/electrónica e a tecnologia da informação para fornecer produtos, sistemas e processos melhorados, sendo uma das áreas mais novas da engenharia, bem como no nível técnico-profissionalizante, em todo o mundo. O domínio integrado dessas diversas tecnologias é o que se pode chamar de Sistemas Mecatrônicos.

Características

A mecatrônica enfatiza o gerenciamento e o controle da complexidade dos processos de indústrias modernas que exigem ferramentas sofisticadas para gerar em tempo real seus diversos processos integrados.
Segundo o Comitê Assessor para Pesquisa e Desenvolvimento Industrial da Comunidade Europeia (IRDAC) "Mecatrônica é a integração sinergética da engenharia mecânica com a eletrônica e o controle inteligente por computador no projeto de processos e de manufatura de produtos". Em outras palavras, quer dizer que a mecatrônica é a junção da Engenharia mecânica com Eletrônica com um controle inteligente por computador, ou seja, é uma máquina que tem tanto partes mecânicas como partes elétricas e sensores que captam informações e as repassam para as partes mecânicas capazes de nos fornecer produtos, sistemas e processos melhorados.
Podemos considerar como um exemplo de sistema mecatrônico uma lavadora de roupas com porta-sabão automático. Esse porta-sabão sabe a quantidade de sabão que deve colocar em cada ciclo, pois ele "pesa" a quantidade de roupas que tem no cesto. Isso significa que ela sabe a quantidade de sabão a ser colocada porque existe um sensor abaixo do cesto da máquina que pesa a quantidade de roupas. Depois de pesar a roupa, um computador processa essa informação e nota quanto de roupa está dentro da máquina, então ele manda um comando para o atuador, que despeja a quantidade de sabão necessária para a lavagem correta.
A mecatrônica funciona como uma espécie de "futuro das engenharias". Inicialmente, o curso tem disciplinas comuns a qualquer engenharia: Cálculo, Física, Mecânica e elétrica básica. Na parte específica do curso, são introduzidas disciplinas que incluem circuitos lógicos, controle de sistemas mecânicos e automação industrial. Como várias das disciplinas do curso envolvem aspectos práticos e experimentais, elas naturalmente incluem aulas em laboratórios específicos.
Devemos também considerar no exercício da mecatrônica, conhecimentos aprofundados em materiais, suas ligas e propriedades físico-químicas. Tais características são fundamentais e determinarão a vida útil de um equipamento ou dispositivo mecatrônico.

Formação

A formação nesta área no Brasil pode ocorrer em nível técnico e superior, como é o caso do técnico de nivel médio, técnico em mecatrônica, e nos cursos de nível superior que levam as mais diversas denominações como o Tecnólogo em mecatrônica e a Engenharia de Controle e Automação. O Ministério da Educação define o curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação como o que representa oficialmente esta formação; no entanto, pode-se encontrar essa formação também como Engenharia Mecatrônica.
As disciplinas mais comumente encontradas nos cursos de graduação em Engenharia de Controle e Automação ou Mecatrônica incluem:
Eletrônica/Eletricidade
  • Princípios de eletrônica
  • Eletrônica Digital
  • Microprocessadores e Microcontroladores
  • Amplificador Operacional
  • Eletrotécnica
  • Laboratório de Eletrônica/Microcontroladores/Atuadores
Física
  • Cinemática
  • Hidráulica
  • Pneumática
  • Ondas
  • Termodinâmica
  • Laboratório de Física
  • Estática aplicada a máquinas
  • Mecânica dos Fluidos
  • Modelagem e Simulação de Sistemas Dinâmicos
  • Eletromagnetismo
Automação
  • Robótica
  • Elementos de automação
  • Interfaces Eletromecânicas
  • Sistemas de Controle
Mecânica
  • Desenho Técnico Mecânico
  • Metrologia
  • Resistência dos Materiais
  • Dinâmica aplicada a máquinas
  • Elementos de Máquinas
  • Processos de Fabricação Mecânica
  • Controle Hidráulico e Pneumático
  • Laboratório Hidráulico/Pneumático
Matemática
  • Geometria analítica
  • Álgebra Linear
  • Cálculo diferencial e integral
  • Cálculo Numérico
  • Equações Diferenciais Ordinárias
  • Estatística
Computação
  • Introdução à Ciência da Computação
  • Ferramentas CAD: AutoCad, SolidEdge, SolidWorks, Catia, Pro/ENGINEER
  • Ferramentas Matemáticas: Matlab, Scilab
  • Linguagens e Técnicas de Programação e Aplicações (Geralmente C/C++/Assembly)
Outros
  • Engenharia Ambiental
  • Projeto de Sistemas Mecatrônicos
  • Princípios de Economia
  • Princípios de Administração
  • Estágio Supervisionado
  • Trabalho de Conclusão de Curso
  • Planejamento e Controle de Projetos
  • Química Geral
  • Química Experimental
  • Ética e Legislação Profissional

Microsoft pode oficializar kinect no PC



Com tantos hacks mostrando ao mundo o que o Kinect é realmente capaz de fazer, era apenas uma questão de tempo até que a Microsoft decidisse lançar sua própria e oficial versão para PC do sensor de movimentos de Xbox 360.
Calcula-se que a Microsoft “está atualmente preparando um programa de desenvolvimento e drivers compatíveis para iniciar o suporte ao Kinect nos computadores com Windows”, o que significaria que você não iria mais precisar ter uma boa noção de programação para fazer o Kinect funcionar na sua máquina: bastaria seguir as instruções da Microsoft.
Fica claro que a Microsoft irá promover com outras empresa o uso do Kinect no PC, o que pode nos levar não apenas a novas e mais emocionantes maneiras de interagir com o computador, mas (finalmente) também a jogos oficiais com suporte ao Kinect.

Vazam na internet detalhes da Microsoft sobre o windows 8

Quando o assunto é novidade da Microsoft, o clima é sempre de ansiedade. Foi assim com o Windows Live Messenger 2010, e agora todas as atenções se voltam ao Windows 8. Nessa última semana, o site italiano Windowssette — um blog de admiradores do sistema — estremeceu o mundo da computação.
O blog divulgou uma apresentação de PowerPoint que é, aparentemente, o projeto completo do suposto novo sistema da Microsoft. Por sua vez, outro blog, o Microsoft Kitchen, destrinchou vários slides. Todos os pensamentos internos da Microsoft referentes ao Windows 8 estão na apresentação, desde o desenvolvimento ao ciclo do produto, com recursos e ideias em detalhes.
As informações são tão confidenciais que todos os slides são “carimbados” com a marca d’água “Under NDA”, ou seja, sob sigilo absoluto (NDA é a sigla em inglês para acordo de sigilo).
Até agora, ninguém sabe dizer se se trata de uma jogada de marketing ou de alguém que simplesmente decidiu compartilhar a apresentação com o mundo. O Baixaki traz para você as supostas características mais quentes do já esperado Windows 8!
Simplesmente funciona, a filosofia da Apple
Um slide mostra que a Microsoft quer os bons exemplos da Apple. A filosofia “simplesmente funciona”, a alta qualidade e a facilidade de uso são consideradas modelos a seguir. O objetivo é fazer com que os consumidores percebam o valor do produto, fidelizem-se à marca e despertem a consciência de que “this is something people would pay for”, ou seja, é algo que as pessoas pagariam para ter.
Windows Store
Outro exemplo da Apple, a Microsoft tem na manga a Windows Store, um lugar para adquirir aplicativos para Windows e, aparentemente, dispositivos móveis também. A boa nova é que essa loja não deve ser lançada somente com o Windows 8, mas bem antes. Fato é que se trata de uma prioridade alta da turma de Bill Gates.
O serviço seria hospedado inteiramente “nas nuvens” e ajudaria desenvolvedores a atingir seu público-alvo. Os slides ainda apontam para recursos de redes sociais, com recomendações de aplicativos, por exemplo.
Dica: fique atento ao site http://www.windowsstore.com/. Ele já está registrado e pode ser lançado em breve.

Projeto da Microsoft Store, com rápida instalação de aplicativos.
O desktop Windows 8
O desktop Windows 8.Um slide mostra o que parece ser um desktop personalizado para o Windows 8. O display é um touch que pode variar entre 17’’ e 30’’ com cinco ou mais pontos de contato. O computador conta com processador gráfico, suporte para vídeos em alta definição, sensores de proximidade e de luz ambiente, além de câmera para login (você vai entender já, já).
O desktop contaria ainda com microfone direcional, caixas de som de alta qualidade, controle de voz e fácil integração com aplicativos de comunicação, redes sociais, mídia e entretenimento.
Em termos de conectividade, suporte para wireless, ethernet e Bluetooth dariam conta do recado. Uma observação enfatiza a importância de uma conexão rápida e consistente.
Plataformas
Dividindo bem os grupos de usuários, as versões do Windows 8 seriam otimizadas para três focos principais: tablets, laptops e “all in one” (tudo em um). No caso de tablets, a versão seria direcionada para internet e mídia, jogos casuais, leitura de emails e, principalmente, comunicação via mensageiros instantâneos e redes sociais.
Slides com detalhes da otimização para cada plataforma.
Para laptops, o sistema seria otimizado para aplicativos que visam produtividade, comunicação mais exigente (leitura e envio de emails) e organização de mídia. Por último, quando o assunto é “all in one”, o sistema reuniria todos os benefícios das duas versões já mencionadas.
Reconhecimento facial
A data prevista para o lançamento do Windows 8 é 2012. Até lá, integração com câmera deve ser algo mais que comum, como afirma um dos slides. Pensando nisso, que tal fazer o login na sua máquina com seu rosto? O PC detectaria a presença do usuário e faria o login automaticamente.
O palpite dos mais entusiastas é a aplicação do conceito Kinect ao login do Windows 8, o que dá margem para várias possibilidades interessantes. Por exemplo, sentar-se na cadeira para ligar o computador, e apenas levantar para entrar em modo de hibernação. E se outra pessoa aparecer na câmera? Simples, o sistema alterna o usuário.
Considerando o empenho da Microsoft a fim de emplacar o Kinect, é de se esperar que o Windows 8 tenha bastante suporte para a tecnologia.
Reconhecimento facial para logar usuários.
Contas de usuário
As contas de usuário continuariam a ser a principal maneira de acessar o Windows. Pelo conteúdo dos slides, é possível perceber que elas dariam o tom do Windows 8, com muitas opções de customização para cada usuário em diferentes níveis: aplicativos, dispositivos, multimídia, interface gráfica, temas e até mesmo ajuda e suporte personalizados.
A grande novidade aqui é a integração com “cloud computing”. Configurações e preferências associadas a cada conta andariam sempre com o respectivo dono, sendo acessíveis em outros computadores. Da mesma maneira, o sistema facilitaria o login em sites.
Ligar, desligar e vários estados entre eles
O Windows 8 seria o sistema mais rápido de se ligar. Para isso, a Microsoft planeja diferentes conceitos de status dele. Uma das estratégias é a combinação do estado de logoff com o de hibernação, para economizar energia e reiniciar o sistema imediatamente, sem perder rendimento por isso.
O novo modo reiniciaria a máquina na metade do tempo do “boot frio”, ou seja, a primeira vez em que o sistema é iniciado após ser desligado. De acordo com os slides, ainda será definido o nome do novo status do sistema, assim como sua integração com os outros modos.
O slide que fala do sistema de Logoff com Hibernação.

Botão para resetar
Este conceito mostra uma função que reinstala o Windows sem que você precise fazer um backup de arquivos, documentos, aplicativos e configurações. Em curtas palavras, o Windows 8 volta ao seu estado original automaticamente, mantendo arquivos pessoais e configurações.
Após resetar o Windows, aplicativos adquiridos pela Windows Store seriam facilmente reinstalados.
                Função para resetar o Windows sem perder nenhum arquivo ou configuração pessoal.
Imagens: Microsoft Kitchen, montagem: Baixaki
Display avançado
O 3D está na moda. Em 2012, pode ser algo razoavelmente simples e acessível. Os slides apontam bastante atenção da Microsoft com a experiência gráfica do sistema. Um dos destaques é a detecção de luz do ambiente para automaticamente ajustar o brilho da imagem em conformidade.
Portabilidade
A possibilidade manter dados pessoais em “cloud computing” pode indicar dois focos da Microsoft: levar o Windows 8 facilmente a diversas plataformas e aproximar cada vez mais a experiência do usuário com dispositivos móveis no desktop.
Lembre-se: são boatos
Não há como garantir a autenticidade dos slides. Alguns blogs de entusiastas, como o Microsoft Kitchen, garantem que são reais por experiência própria. Outros, como o Download Squad, acham suspeitos alguns erros gramaticais grosseiros em inglês.
Fato é muita coisa pode acontecer até a data prevista de lançamento, 2012. Dois anos para a tecnologia são suficientes para as mais incríveis novidades. O projeto, pelo que se observa por meio dos slides, é extremamente audacioso, mas nem tudo pode ser aproveitado.
Pelo cronograma, o desenvolvimento do código do Windows 8 deve começar nos próximos meses. Enquanto isso, prepare-se, pois este é apenas o começo da “angústia” e ansiedade até informações oficiais circularem finalmente.