Aqui você encontra infomações sobre Informática, Eletrônica, Elétrica, Mecânica e Automação

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Mito ou verdade: colocar uma placa com o PC ligado pode ocasionar problemas?

Precisa instalar ou trocar um componente em seu computador? Então preste atenção neste artigo.


Uma dúvida entre usuários de computador é: colocar uma placa com o PC ligado pode causar problemas? A resposta é sim, pode haver consequências graves para quem arriscar instalar ou trocar uma placa em um computador com ele ligado, desde um choque até o mau funcionamento do novo componente. É extremamente desaconselhável trocar qualquer componente de um computador com ele ligado, e este artigo vai explicar por quê.

Primeiro risco: choque

A fonte de um computador fornece eletricidade para todos os componentes. Ao plugar uma máquina, a eletricidade chega a um transformador que a converte na voltagem ideal para cada componente. O gabinete de um computador, por ser de metal, é um grande condutor de eletricidade. Logo, o risco de choque é alto.

Como em qualquer aparelho eletrônico, não é recomendado mexer no computador com ele ligado, pois todos os circuitos estão em funcionamento e expostos muito próximos de quem está mexendo. O choque pode ser inofensivo – como tocar uma maçaneta após esfregar os pés com meias em um carpete – mas também pode ser grande suficiente para danificar o computador e ferir o usuário.


Importante: mesmo com o computador desligado, você deve aterrar-se, ou seja, tocar uma parte de metal do computador ou utilizar uma pulseira antiestática para evitar sofrer um choque.


Segundo risco: danificar o componente

Além do risco de choque em você, há a possibilidade de danificar a placa em questão, a placa mãe ou até mesmo a fonte do computador por causa de um curto-circuito. Nos três casos, o prejuízo é grande.

Em componentes elétricos, curtos-circuitos são facilmente causados quando o isolante de um fio para de funcionar ou quando outro material condutor é inserido, o que faz que uma carga percorra um caminho diferente daquele que estava intencionado.

Uma placa é composta por muitos circuitos, e o mínimo erro de manutenção é suficiente para alterar o caminho de uma corrente. A queima de um componente é inevitável neste caso.

Terceiro risco: mau funcionamento do componente


Todo e qualquer componente de hardware de um computador só é reconhecido efetivamente após a inicialização do sistema (boot). Durante o boot, o BIOS reúne todas as informações necessárias para deixar o computador pronto para rodar. Primeiro ele verifica se há uma placa de vídeo, depois ele checa se o computador está sendo iniciado ou reiniciado. No caso de um boot frio (cold boot), então mouse e teclado são procurados.

Em seguida, a checagem é para vários componentes plugados, o que inclui várias placas ligadas à placa mãe. Por isso que não há razão para instalar um componente com o computador ligado.

Quarto risco: placas de vídeo

Como você pode perceber, as placas de vídeo têm papel primordial na inicialização de um computador. Instalar ou trocar uma placa com encaixe diferenciado - AGP, por exemplo – é ainda mais arriscado porque este tipos de placa compõem um barramento independente que envolve a placa mãe.

A maneira ideal de instalar ou trocar uma placa de vídeo é baixar o driver mais atualizado (desinstalando o driver da placa anterior no caso de troca), remover a placa antiga (também no caso de troca) e instalar a nova placa para então ligar o computador, finalizando com a instalação do driver baixado ou então do CD que vem com o componente.


Pode dar certo, mas não vale a pena arriscar

Há casos de usuários que trocaram componentes de um computador com ele ligado. Placas menores – de fax e rede, por exemplo – não exigem tanta energia elétrica e, portanto, oferecem menor risco de choque. Essas placas também podem, em muitos casos, ser identificadas sem a necessidade do boot.

Mas NUNCA, em nenhum caso, é recomendado instalar ou trocar algum componente de um computador com ele ligado. Não há nenhuma razão ou justificativa para mexer na parte interna de um computador com ele em funcionamento.