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sábado, 12 de setembro de 2009

O que é CSS?

O que é o tal do CSS? Para que ele serve?

O Cascading Style Sheets (CSS) é uma linguagem de programação composta por “camadas” de estilos e utilizada para definir a apresentação (aparência) em páginas da internet que adotam para o seu desenvolvimento linguagens de marcação (como XML, HTML e XHTML). O CSS define como serão exibidos os elementos contidos no código de uma página da internet e sua maior vantagem é efetuar a separação entre o formato e o conteúdo de um documento.

Por que o CSS foi criado?

Com a evolução dos recursos de programação as páginas da internet estavam adotando cada vez mais estilos e variações para deixá-las mais elegantes e atrativas para os usuários. Com isto, linguagens de marcação simples como o HTML, que era destinada para apresentar os conteúdos também precisou ser aprimorada.

Foram criadas novas tags e atributos de estilo para o HTML e em resumo ele passou a exercer tanto a função de estruturar o conteúdo quanto de apresentá-lo para o usuário final. Entretanto, isto começou a trazer um problema para os desenvolvedores, pois não havia uma forma de definir, por exemplo, um padrão para todos os cabeçalhos ou conteúdos em diversas páginas. Ou seja, as alterações teriam que ser feitas manualmente, uma a uma.

A partir destas complicações, nasceu o CSS. Primariamente, foi desenvolvido para habilitar a separação do conteúdo e formato de um documento (na linguagem de formatação utilizada) de sua apresentação, incluindo elementos como cores, formatos de fontes e layout. Esta separação proporcionou uma maior flexibilidade e controle na especificação de como as características serão exibidas, permitiu um compartilhamento de formato e reduziu a repetição no conteúdo estrutural de uma página.


Com isto, as linguagens de marcação passaram novamente a exercer sua função de marcar e estruturar o conteúdo de uma página enquanto o CSS encarregou-se da aplicação dos estilos necessários para a aparência dela. Isto é feito por meio da criação de um arquivo externo que contém todas as regras aplicadas e, com isto, é possível fazer alterações de estilo em todas as páginas de um site de forma fácil e rápida.

O CSS também permite que as mesmas marcações de uma página sejam apresentadas em diferentes estilos, conforme os métodos de renderização (como em uma tela, impressão, via voz, baseadas em dispositivos táteis, etc.). A maioria dos menus em cascata, estilos de cabeçalho e rodapé de páginas da internet, por exemplo, atualmente são desenvolvidos em CSS.

domingo, 6 de setembro de 2009

Como colocar o Google Analytics em seu site?

Tenha a ajuda da gigante da internet mundial para obter estatísticas detalhadas sobre as visitas feitas ao seu site ou blog pessoal.

Milhões de usuários navegam na internet diariamente. Milhões de pessoas utilizam o Google para encontrar novos sites sobre informações relevantes. E você pode ser uma das milhões de pessoas que oferecem conteúdo relevante em sites ou blogs pessoais para as outras navegarem. Você sabe quantas dessas pessoas passaram pelo seu site?

A gigante da internet, o Google, oferece uma excelente ferramenta para ajudar na medição de acessos a seu blog, o Google Analytics. Ela é uma das ferramentas de estatística mais utilizadas na internet, principalmente porque ela é simples de instalar e é 100% gratuita. Além disso, ela traz informações detalhadas sobre as visitas e os visitantes de seu site ou blog.



Instalar o Analytics em seu site ou blog é o primeiro passo que você deve fazer para tornar seu hobby em algo mais profissional. Um bom relatório de estatísticas pode ser usado para vender espaço de publicidade ou conseguir direcionar o conteúdo de seu blog ou site para satisfazer mais seus leitores.



Colocando o Google Analytics em seu site ou blog

Se você não tem nenhum mecanismo de estatística e quer instalar o Analytics em seu site, basta seguir estes passos simples.

Ter ou criar uma conta no Google/Gmail. Para usar este ou qualquer outro serviço do Google, preciso ter uma conta do Google. Como todos os seus serviços são integrados, caso você tenha uma conta em um desses serviços, é possível que você possa utilizá-la para acessar o Analytics. Para ter certeza, utilize a mesma conta de seu Gmail. Caso você não utilize o Gmail, você pode criar uma conta e usufruir os mais de 7 GB de espaço para emails disponível. Assim que você tiver sua conta pronta, basta logar no serviço.

Inscrever uma nova conta. O Google Analytics reconhece que uma mesma pessoa pode ter mais que um site ou blog e queira ter mais de um serviço de estatística. Por isso mesmo, cada site que você quer monitorar é considerado uma nova conta dentro do seu perfil do Google Analytics. Neste passo, você indica ao Google o endereço do site e o nome que você quer dar a sua conta. Este é um passo bem simples e serve para ajudar na identificação para utilizar o serviço.



Dados Pessoais. Após informar os dados da nova conta, o Google pede que você informe alguns dados pessoais, como nome, sobrenome e telefone de contato. Isto serve para o Google poder oferecer um serviço melhor para o usuário e conseguir monitorar e personalizar o atendimento, caso você precise.



Aceitar termos de usuário. Este é um passo legal. Antes de usar o serviço do Google, ele pede que você leia e aceite os termos do contrato. Se você não utilizar o Analytics para nenhum fim ilícito, você não precisa se preocupar com isso. Mas é sempre bom dar uma lida antes de aceitar, certo?
Após chegar neste ponto, sua conta está criada. Agora é necessário configurar seu site para que o Google possa começar a monitorar os acessos.

Adicionando o Código de Acompanhamento no site

Este é o passo que permite ao Google monitorar ou acompanhar as visitas em seu site. Ao chegar aqui, você irá receber um código que deve ser colocado no HTML de seu site. Caso você não seja o responsável por isso ou não saiba como fazer, peça ao webmaster ou gerente da conta para auxiliá-lo.



Caso você tenha um blog que utiliza o CMS do Wordpress.org, você deve abrir o Editor de Temas e editar o rodapé no “footer.php”. O Código de Acompanhamento gerado para você precisa ser colocado imediatamente antes da tag , caso contrário é bem possível dar algum erro e o Google pode ter dificuldades em medir os acessos de seu site corretamente.



O Google então envia um pequeno robô ou programa autônomo para encontrar o código enviado por ele. Isso vai permitir que cada novo acesso ao seu site ou blog seja monitorado e conte nas estatísticas apresentadas.

Não se espante caso nos primeiros dias você não veja nenhum acesso nas estatísticas. Além de, muitas vezes o seu site demorar algum tempo até ser indexado nos mecanismos de busca, o próprio Analytics pede de 24 a 48 horas até conseguir ter dados suficientes para gerar um relatório.

Eu perdi ou não sei onde copiei o código. Como faço?

Aquele código gerado para você no momento da criação de sua conta pode ser encontrado depois nas configurações da mesma. Então não precisa se preocupar caso tenha perdido. Isso pode acontecer caso você altere o tema de seu blog ou modifique o sistema de seu site, ou até mesmo simplesmente passou reto por esse passo e esqueceu de copiar o código.



Na página principal de seu perfil no Analytics, você verá sua conta ou todas elas (caso você tenha mais do que uma). Encontre a conta para obter o código, clique em Editar e depois encontre o link Verificar Status. Lá, você encontrará novamente o código para colocar em seu site.

Verificando o Código em seu site

Esse passo não serve só para ver o código perdido, mas também é importante ser feito logo após instalar o código em seu site, pois ele avisará ao Google Analytics que você já o colocou no lugar apropriado de seu site. Ele então vai devolver uma das três situações de Status:

Acompanhamento não instalado: Você ainda não instalou o código em seu site, ou instalou no lugar errado ou simplesmente não informou ao Google que você já instalou o Código de Acompanhamento.

Aguardando dados: O Google Analytics já encontrou o código, porém ainda não existem dados suficientes para gerar um relatório. É necessário ao menos 24 horas para o Google poder gerar um aelatório.

Recebendo dados: O Google Analytics já está instalado e já existem dados para gerar um relatório.

Usando o Google Analytics para gerar relatórios de visita

Uma vez instalado o código em seu site ou blog, você já pode gerar relatórios de visita. O Google Analytics permite criar relatórios diferentes. Os principais são relatórios de visitantes, de fontes de tráfego e de conteúdo.




Relatórios de Visitantes

Nestes relatórios você poderá ter informações detalhadas sobre seus visitantes: qual computador, sistema operacional e tipo de conexão usam, quantas páginas cada visitante lê por visita, quanto tempo permanecem no seu site, e o mais interessante, de qual cidade do mundo ele é. Aqui você pode inclusive ver em um mapa a distribuição de seus visitantes e descobrir de onde vêm seus leitores.

Relatório de Fontes de Tráfego

Este relatório fala para você a origem de suas visitas em termos de fonte de tráfego. Ou seja, aqui você descobre quem oferece links para seu site e quantas pessoas vêm através deles, quantas pessoas escrevem diretamente o endereço no navegador e quantas pessoas encontram sua página em mecanismos de busca como o Google e quais são as palavras que as pessoas escreveram para encontrar seu site.

Relatório de Conteúdo

Aqui você pode ver quais são as páginas mais visitadas de seu site , quais são as páginas por onde as pessoas chegam nele e quais são as páginas que fazem as pessoas saírem de seu site.

Conclusão

Agora você pode utilizar os relatórios para saber melhor como são feitas as visitas a seu site. Vale lembrar que para instalar o Analytics , você precisa alterar o código HTML do mesmo. Caso contrário, procure uma alternativa com o seu provedor ou gerente da sua conta.