Aqui você encontra infomações sobre Informática, Eletrônica, Elétrica, Mecânica e Automação

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Cursos Online




Como usar o Google Squared

Este é o novo sistema de pesquisa do Google, exibindo os resultados em tabelas repletas de informações interessantes.


O Google Squared é uma nova forma de visualizar suas pesquisas, a partir de tabelas contendo informações pertinentes às suas buscas. Com ele, é possível comparar os resultados rapidamente, com um único olhar sobre a tela.

Acesse o site do serviço através deste link, realizando sua busca logo em seguida. Vale lembrar que, pelo fato do site ainda estar em desenvolvimento, algumas falhas ainda existem, em especial para pesquisas em português, com resultados insatisfatórios em diversos casos.

Como utilizar

Para iniciar suas buscas, basta inserir o que deseja encontrar na lacuna indicada, como ocorre no buscador original do Google. Neste espaço é recomendado que você escreva em inglês, pois o serviço encontra melhores resultados desta forma.

Caso esteja em dúvida quanto ao que ocorre nas pesquisas, clique em um dos exemplos listados logo abaixo da barra de buscas. Confira, em seguida, os resultados, listados em uma tabela de fácil visualização e compreensão.



GOOGLE SQUARED

Confira o resultado

Como exemplo para uma tabela, pesquisei por “brazilian presidents”, obtendo bons resultados na busca. Os parâmetros de comparação são automaticamente escolhidos para ela, como nome, foto, descrição, data de nascimento e outros.



Você pode adicionar ou remover as colunas de sua preferência, sem problemas. Para adicionar novas, basta clicar na lacuna “Add Columns”, escolhendo uma das sugestões ou escrevendo alguma mais específica. Para retirar alguma, clique no botão com um X ao lado de cada uma das descrições.



Adicionando ou removendo itens

Da mesma forma, você pode adicionar itens novos à tabela, clicando em “Add items” para escolher um a um, ou selecionando “Add next 10 items”, somando dez novos à lista principal automaticamente. O botão com o X novamente remove qualquer um dos resultados.



Salve suas tabelas!

Para salvar suas tabelas prontas, basta que você esteja logado em sua conta Google ao entrar no serviço. Repare no botão “Save”, localizado no canto direito da tela. Clique nele e aguarde alguns segundos para que sua pesquisa seja salva. Depois, basta selecionar suas listas dentro da função “Saved Squares”.



O serviço ainda está em desenvolvimento, e infelizmente os resultados por buscas em português ainda não são muito satisfatórios. No entanto, você já pode começar a conhecer o Google Squared, uma maneira inovadora e muito didática de realizar pesquisas pela Internet.

domingo, 2 de agosto de 2009

Como traduzir documentos com o Google



Google adiciona novos recursos ao Tradutor e permite o envio de documentos inteiros para a tradução.

O buscador do Google não apenas virou sinônimo de eficiência para encontrar páginas como ganhou seu próprio verbo no vocabulário de várias línguas, principalmente no inglês. Por exemplo, a frase “I google something” ficaria “eu pesquiso algo no Google”. Parece estranho? Pois fica pior: em português o verbo é “googlear” ou “guglar”.

Essa é somente uma amostra da influência da empresa na vida dos usuários porque o buscador é uma ferramenta entre mais de 50 aplicativos e serviços oferecidos pelo Google. E ainda são lançadas novidades no Google Labs todos os meses.

Precisa de tradutor?

Entre as inúmeras ferramentas também está o Google Tradutor, serviço para traduzir termos e páginas da Internet para diversos idiomas, que recentemente trouxe uma novidade para seus usuários: enviar um documento diretamente para o tradutor.

Como? É muito fácil. Acesse a página inicial do Google Tradutor, clique no link “envie um documento” e escolha o arquivo que deseja traduzir. Lembre-se que são compatíveis os documentos do Word, PowerPoint, PDF, HTML e arquivos de texto.

Não se esqueça de selecionar em qual idioma o texto se encontra e para qual idioma você quer traduzir.



O texto usado de exemplo é do artigo Mito ou Verdade: Desfragmentar muitas vezes o disco rígido pode estragá-lo?. Quem possui conhecimentos de inglês pode observar que a tradução contém erros e algumas frases não expressam o sentido original.

Vale ressaltar que, apesar de apresentar algumas falhas, o sistema está mais apurado para traduções para o inglês. Ao contrário de traduções para o português, que apresentam muito mais erros.



A adição desse recurso significa que você está livre do “Ctrl+C, Ctrl+V”, ou menos nesse aspecto. Como a tradução é exibida na página do navegador, é preciso copiar e colar o texto para outro programa se você queira salvar o texto no outro idioma.