Aqui você encontra infomações sobre Informática, Eletrônica, Elétrica, Mecânica e Automação

sábado, 11 de julho de 2009

O que são arquivos Thumbs.db?

Nada de cultivar arquivos que você nem ao menos conhece a utilidade, aprenda o que são e como lidar com eles.

Ao examinar uma pasta com imagens, alguma vez você já encontrou um arquivo Thumbs entre as figuras? Se você não criou nem moveu ele, como é que foi parar lá no meio? E qual a sua utilidade e o que devo fazer para eliminá-los do meu disco rígido? Arquivos Thumbs.db, aqui vai uma rápida explanação sobre eles e como proceder se deseja eliminá-los de sua máquina.

O que são?

Não é preciso se preocupar, os arquivos Thumbs são arquivos de dado criados pelo próprio Windows. Preparar a miniatura de uma imagem para sua visualização (tumb em inglês) exige certo processamento. Ao invés de efetuar este mesmo processo toda vez que a pasta é aberta, o Windows cria um arquivo .db salvando a miniatura das imagens. Isto faz com que elas levem menos tempo para serem abertas.

A extensão .db refere-se a database (banco de dados em inglês). Como estes arquivos são utilizados apenas pelo sistema, permanecem ocultos ao usuário, fazendo-se visíveis apenas quando a pasta é transferida para outro disco ou para um pendrive.

Por conta do seu tamanho reduzido, dificilmente chegam a comprometer o funcionamento da sua máquina. Algumas transferências de imagens podem não reconhecer a extensão do arquivo, por não se tratar de uma figura propriamente dita. Mesmo que jamais representem uma ameaça ao computador, isto pode incomodar alguns usuários.

Como lidar com eles?

Você está revoltado com o seu sistema e não tolera que ele fique criando arquivos sem o seu consentimento e que ainda podem acabar gerando erros? Saiba que estes arquivos podem ser deletados sem problema algum, o pior que pode acontecer é que sejam criados novamente pelo Windows. Mais coerente seria desabilitar que o Windows continue criando arquivos Thumbs antes de deletá-los.



Utilizando o Windows XP, abra o explorador de pastas (Windows Explorer) e selecione “Opções de pastas” dentro de “Ferramentas”. Na aba “Modos de exibição”, marque a opção “Não armazenar miniaturas em cache” e aplique a mudança.



Este processo não elimina os Thumbs que já estão em seu computador, apenas impede a criação de novos. A ação resulta em um tempo maior para que as pastas com imagens sejam abertas, embora imperceptível para alguns casos, isto depende do processador da máquina e do número de imagens. Também é possível desfazer a ação e cabe a cada usuário pesar o que deseja fazer em seu computador.