Aqui você encontra infomações sobre Informática, Eletrônica, Elétrica, Mecânica e Automação

segunda-feira, 30 de março de 2009

O que é DVI?

DVI, do inglês Digital Visual Interface é um padrão de interface de vídeo criado por um consórcio de indústrias conhecido como Digital Display Working Group (DDWG) com o intuito de aumentar o máximo possível a qualidade dos dispositivos de vídeo digitais como monitores de LCD e projetores digitais. Esse padrão foi desenvolvido para transportar dados digitais não comprimidos para o vídeo.

A conexão DVI é totalmente digital, ao contrário da VGA tradicional que é analógica e traz mais qualidade para a imagem nos monitores de cristal líquido. Com a conexão DVI evita-se o trabalho de ter que converter dados vindos da placa de vídeo para o formato analógico para transmissão e converter novamente para o digital pelo monitor LCD.

Existem três tipos de conexões de DVI: DVI-D (digital), DVI-A (analógico) e DVI-I (digital e analógico). Para os formatos DVI-D e DVI-I, existem dois tipos de cabos, os de Single Link e Dual Link, que utilizam um formato para transmissão de informações digitais chamado TMDS (Transition Minimized Differential Signaling).


Os canais TMDS servem para tornar a transmissão de dados protegida e com menos problemas, efetuando-a de forma codificada. Eles transmitem o sinal duplicado, contudo o segundo sinal é invertido. Quando o dispositivo receptor recebe os sinais, ele faz uma comparação e as diferenças encontradas fazem com que ele identifique alterações (ruídos de transmissão) e possa descartá-las.

Os cabos Single Link utilizam um TMDS de 165 Mhz enquanto os Dual Links usam dois. As resoluções máximas permitidas para o Single Link são de 1920 x 1080 a 60 quadros por segundo e do Dual Link 2048 x 1536 a 60 quadros por segundo.



sexta-feira, 27 de março de 2009

O que é barramento?


Conceitos simples sobre o barramento e suas funções.

Praticamente todos os componentes de um computador, como processadores, memórias, placas de vídeo e diversos outros, são conectados à placa-mãe a partir do que chamamos de barramento. Sem entrar em termos técnicos, ele é o encaixe de que cada peça precisa para funcionar corretamente.

Há barramentos específicos para praticamente todos os componentes conectados ao sistema, geralmente em siglas muito conhecidas pelos usuários, mas que não são atreladas diretamente à função que realizam. Confira abaixo alguns tópicos interessantes sobre barramentos.

Barramentos e funções

Há três funções distintas nos principais barramentos de um computador, que, em termos simples, conectam o processador, a memória e os outros componentes conectados a ele pelo que chamamos de barramentos de entrada e saída.

Barramento de dados – como o próprio nome já deixa a entender, é por este tipo de barramento que ocorre as trocas de dados no computador, tanto enviados quanto recebidos.

Barramento de endereços – indica o local onde os processos devem ser extraídos e para onde devem ser enviados após o processamento.

Barramento de controle – atua como um regulador das outras funções, podendo limitá-las ou expandi-las em razão de sua demanda.

Barramentos de entrada e saída

Além da comunicação entre o computador e a memória, você pode adicionar diversos outros dispositivos à sua placa-mãe, com um barramento especial para cada um deles. Alguns dos formatos mais conhecidos neste quesito são o PCI, o AGP e até mesmo o USB, amplamente utilizado em pendrives, impressores, teclados, mouses e outros periféricos.

Há dezenas de explicações e termos mais técnicos para barramentos e suas especificidades em computação. Este pequeno artigo serve apenas de introdução para o tema, apresentando apenas os conceitos mais básicos sobre ele.

Barramento de memória e sua importância

Um dos aspectos fundamentais quanto ao barramento, em especial quando tratamos de memória, é a quantidade de bits que ele é capaz de levar por vez. Um ótimo exemplo para elucidar isso é em relação à placas de vídeo.

Diversos modelos de placas, em especial nas mais antigas, apresentavam versões com barramentos diferentes de memória dedicada. Embora elas tivessem a mesma aparência, clock de processamento e quantidade de memória disponível, as diferenças finais eram assustadoras, graças ao barramento.




terça-feira, 24 de março de 2009

Hardware – Os termos mais usados na informática

Como muitos devem saber, os computadores são divididos em duas áreas básicas: hardware e software. Na área dos softwares, há poucos termos que sejam totalmente desconhecidos pela maioria. Agora quando o assunto é hardware, muitos usuários têm diversas dúvidas.

AGP: O termo é utilizado para definir o antigo padrão de encaixe das placas de vídeo. O AGP era bem mais lento que o PCI-Express, mas é um slot que ainda está presente em muitos computadores.

Bios: Fisicamente falando, a BIOS é uma memória acoplada na placa-mãe. Virtualmente falando, ela é um programinha com instruções básicas e fundamentais para o funcionamento dos demais componentes do computador.

Cache: É uma memória presente em diversos componentes de hardware. As memórias cache mais conhecidas são as do processador e da placa-mãe. A memória cache sempre tem um tamanho (este medido em KB ou MB) reduzido, pois ela tem como principal função fazer um intermédio entre dois itens quaisquer de uma forma mais rápida. A memória cache, geralmente, armazena dados importantes ou que sejam utilizados constantemente, isto agiliza muito o processamento de dados e você obtém resultados mais rápidos.

Chipset: É um componente presente na placa-mãe, o qual é de suma importância. Normalmente em placas-mãe com componentes onboards, o chipset desenvolve um papel ainda mais importante. Ele é responsável por controlar a placa de vídeo, rede e som onboard. Evidentemente ele tem muitas outras funções, como centralizar dados e criar pontes de comunicação entre componentes.

Clock: É a velocidade em que cada componente funciona. O clock é especificado em MHz (MegaHertz) ou Ghz (GigaHertz).

Cooler: O cooler, na verdade, não serve para calcular ou realizar alguma tarefa diretamente relacionada aos softwares. O cooler é apenas um componente que serve para refrigerar o CPU (processador). Atualmente há diversos tipos de coolers, porém o mais comum é o ventilador.

CPU: O CPU (Central Process Unit – Unidade Central de Processamento), também conhecido como processador, é o principal item de hardware do computador. Ele é responsável por calcular e realizar as tarefas determinadas pelo usuário.

DDR: É o termo básico para fazer referência ao tipo de memória presente nos computadores atuais. Atualmente há três tipos de memória DDR no mercado: a DDR, a DDR2, e a DDR3 (esta última mais recente e ainda rara de ser encontrada). O significado da enorme sigla DDR SDRAM é memória de acesso aleatório dinâmica síncrona de dupla taxa de transferência.

Drive: São as famosas unidades de leitura (e em alguns casos também gravação) de CDs, DVDs, disquetes e outros tipos de mídias removíveis.

Driver: O driver não é necessariamente uma parte dos componentes de hardware, mas ele deve estar nesta lista, porque ele é o responsável pela comunicação entre hardware e software.

Fonte: É a responsável por fornecer energia a todos os demais itens do computador. Ela transforma a energia e então distribui aos demais componentes.

Gabinete: O gabinete é o que você vê por fora. A caixa onde será colocado todos os componentes internamente e após fechada protege todos os itens de hardware.

GPU: É a unidade de processamento gráfico. GPUs são encontradas apenas em placas de vídeo.

Hardware: Toda a parte física em informática é chamada de hardware, enquanto que toda a parte virtual é chamada de software.

HD: O HD — também conhecido como disco rígido — é o item responsável pelo armazenamento de dados permanentes (ou a longo prazo). O HD é o local onde será mantido o sistema operacional, os seus documentos e todos os arquivos que você imaginar. Ao contrário de outros componentes, o HD dificilmente perde dados por não receber energia constantemente, ele pode ficar meses ou até anos sem ser conectado a uma fonte de energia e ainda sim terá os dados armazenados.


IDE: É a sigla utilizada para fazer referência a discos de armazenamento do tipo paralelo. Além disso, o termo é usado para indicar o nome do conector deste tipo de HD.

Jumper: São pequenas peças responsáveis por definir algum parâmetro manual. Por exemplo: em alguns HDs você pode utilizar um jumper para limitar a capacidade do HD, de modo que ele utilize apenas metade da velocidade.

Led: É um componente muito pequeno, responsável por indicar se o computador está ligado ou desligado. Atualmente há leds de diversas cores e intensidades luminosas, sendo que agora eles são utilizados até mesmo para indicar se a placa-mãe está recebendo energia ou se algum conector não está encaixado incorretamente.

Memória RAM: É um item fundamental na configuração de um computador, pois é a peça que será responsável por armazenar dados temporariamente enquanto o processador efetua cálculos diversos.

Modem: É o componente responsável por conectar você com a internet — ou era, pois atualmente a placa de rede esta substituindo o modem. Há modems tanto para internet discada quanto para internet ADSL.

Onboard: É a palavra utilizada para definir qualquer placa (de vídeo, rede, som, modem) que já venha acoplada na pró-pria placa-mãe.

Offboard: Placas que sejam conectadas em algum slot da placa-mãe são chamadas de placas Offboard. Elas tem esse nome justamente porque não fazem parte da placa-mãe.

Placa-Mãe: É a responsável por unir tudo. É nela que você irá colocar o processador, a memória, o HD e demais placas externas. As placas mães possuem várias especificações, sendo que cada uma trabalha com um tipo de processador específico.

Placa de Rede: É responsável por efetuar a ligação do computador em uma rede qualquer, seja ela interna (rede LAN) ou externa (rede WAN). É através da placa de rede que você pode ter acesso a internet banda larga.

Placa de Som: É o componente responsável por transformar os arquivos de som (MP3, WAV e quaisquer outros arquivos) em ondas sonoras que serão transmitidas pelas caixas acústicas.

Placa de Vídeo: É a peça que tem a função de calcular toda a parte gráfica em jogos e vídeos. Evidentemente, é a placa de vídeo que realiza o trabalho de enviar qualquer imagem para o monitor. As atuais placas de vídeo utilizam o slot PCi-Express da placa-mãe.

PCI: O PCI é, sem dúvida, o slot que mais perdurou ao longo da história da informática. Ele é um padrão um tanto lento, mas até hoje serve para trabalhar com placas que exijam pouca velocidade.

PCI-Express: O PCI-Express é uma espécie de Slot, sendo que ele é um dos mais recentes padrões nas placas-mãe. O PCI-Express é o sucessor do PCI e tem a capacidade de transmitir dados em altíssima velocidade.

Processador: Veja descrição de CPU. As placas de vídeo também trazem seus próprios processadores, para saber mais leia o que é GPU.

SATA: Termo utilizado para fazer referência ao novo padrão de discos rígidos. O SATA é mais rápido que o antigo PATA (também chamado de IDE) e tem a vantagem de utilizar cabos mais finos.

Slot: O Slot é qualquer espaço vazio que haja na placa-mãe e que seja específico para a adição de novas placas. O slot também é chamado de encaixe, pois é nele que você deve encaixar outras placas

domingo, 22 de março de 2009

Redimensionar partições do HD

Saiba como aumentar ou diminuir o espaço disponível nas partições de seu disco rígido.

Quando se tem um HD com bastante espaço, é interessante particioná-lo para melhor organizar seu conteúdo.

Isto também acontece normalmente onde um computador é utilizado por mais de uma pessoa, então se particiona o disco rígido para que cada um tenha seu espaço limitado e não ocorra nenhuma confusão.

Enfim, não importa o motivo que leve você a fazer isso, é provável que em algum momento de sua vida cibernética seja necessário aumentar ou diminuir o espaço destinado a uma partição.

E o que fazer?

Se você é usuário do Windows Vista, saiba que isto pode ser feito diretamente no sistema sem a necessidade de instalação de nenhum outro programa. É só acessar as configurações do Vista e realizar a alteração. Contudo, se você possui o Windows XP instalado em sua máquina, terá que utilizar programas como o Partition Magic, ou EASEUS Partition Manager.

Redimensionando suas partições

É importantíssimo ressaltar que sempre ao ser realizado algum procedimento de alteração em seu disco rígido, faz-se necessário realizar backup de seus dados para evitar qualquer perda desnecessária.

Primeiramente, vá até a barra de pesquisa rápida do Menu Iniciar e digite Gerenciamento do computador


Lá, selecione a opção Gerenciamento de disco e aguarde que as informações sejam carregadas na janela do gerenciador.



Na seção de exibição de informações sobre os seus discos rígidos, removíveis, partições e drives, clique com o botão direito do mouse sobre a partição que deseja modificar e então selecione uma das opções: Estender volume ou Diminuir volume.


O sistema irá captar as informações sobre aquela partição e então surgirá em sua tela uma janela para que você informe o espaço a ser diminuído ou estendido no volume selecionado. Depois disso, clique em Diminuir/Estender e aguarde a finalização do processo.


sexta-feira, 20 de março de 2009

Windows Vista: Alterando a função do botão de energia

Como alterar a função do botão de energia no menu Iniciar

Falando do Windows Vista, se você já passou pela situação de solicitar o desligamento do computador através do menu Iniciar e ele permanecer ligado, acabou descobrindo na prática que esta função foi alterada.

Esta foi uma das mudanças do Vista que além de não trazer maiores benefícios, apenas dificultou a vida de quem estava acostumado com a função de desligar ao invés de dormir no botão de energia do menu Iniciar.

Felizmente, para quem deseja voltar ao padrão antigo para este botão, há uma forma de se alterar esta configuração com alguns passos. Primeiro, acesse o menu “Iniciar” e entre no “Painel de Controle”. Feito isto, selecione as “Opções de energia”.

Será exibida uma janela com o atual plano de energia utilizado em seu computador. Clique em “Alterar configurações do plano”, como abaixo.



Em seguida uma nova janela será aberta e você deve selecionar a opção “Alterar configurações de energia avançadas”.


Dentro desta opção, serão listados uma série de dispositivos referentes ao plano de energia utilizado. Procure pelo item “Botões para ligar/desligar e tampa”. Então, selecione “Botão para ligar/desligar do menu iniciar”. Após isto, basta alterar na caixa de seleção substituindo “Dormir” por “Desligar”.



Agora basta utilizar o botão “Aplicar” e “Ok” para confirmar a operação. Pronto, a partir de agora o botão de energia voltou a executar a função de desligamento do computador.


quarta-feira, 18 de março de 2009

Como verificar o número de palavras e caracteres em um documento do Word

Saiba como verificar as estatísticas do seu trabalho e acompanhar sua produção.

Já parou para contar quantas palavras ou caracteres foram digitados em um texto do Microsoft Word? Pois bem, contar palavra por palavra não é muito prático e dá um trabalho danado. Para isso, o Microsoft Word disponibiliza uma ferramenta para contar as palavras e caracteres automaticamente.

Imagine um trabalho com mais de cinco páginas, o que é muito comum para quem trabalha na área editorial. Seja um livro, artigo, ou trabalho da faculdade, essa opção é muito útil para acompanhar sua produção. Veja a seguir como utilizar essa ferramenta nas diferentes versões do Microsoft Word.

Microsoft Office Word 2007

Com o documento aberto, selecione a aba “Revisão” e clique na opção “Contar Palavras”. Em seguida surgirá uma janela com diversas estatísticas sobre o documento aberto. Nela você pode conferir o número de páginas, palavras, caracteres (com e sem espaços), parágrafos e linhas.



Para contar apenas uma parte do documento, selecione o texto desejado e execute o mesmo procedimento descrito acima.






Microsoft Office 2003

No Office 2003, o procedimento é um pouco diferente. No menu “Arquivo”, selecione a opção “Propriedades” . Em seguida, surgirá uma janela com as propriedades do documento, clique na aba “Estatísticas” para saber quantas palavras foram digitadas


segunda-feira, 16 de março de 2009

Aprenda mais sobre o registro do Windows

Saiba o que é e para que serve o registro do Windows.

Definição técnica

O Registro do Windows é um banco de dados que armazena configurações e opções de todos os componentes de hardware, quase todos softwares instalados e configurações de usuários do Windows. O Registro também oferece uma ferramenta para operações de Kernel e informações sobre performance e hardwares ativos.

O Registro foi aplicado no Windows 3.1 com a intenção de organizar os arquivos do tipo INI – arquivos com informações de configurações de programas – que eram extensamente utilizados, uma vez que esses arquivos ficavam espalhados por todo sistema, o que tornava difícil acompanhá-los.

Componentes

O Registro é composto por dois elementos básicos: chaves e valores (keys e values). As chaves são organizadas como pastas, cada uma podendo conter subchaves e assim sucessivamente. Elas são referenciadas com sintaxe semelhante aos caminhos do Windows, utilizando barras para indicar níveis de hierarquia. Já valores podem ser nomes dou dados armazenados dentro das chaves. Eles são referenciados separadamente.




O Registro é dividido em diversas seções, denominadas hives (a tradução literal é colmeia).

Edição

O Registro do Windows pode ser manualmente editado através do comando regedit. Basta acessar o menu Iniciar, clicar em "Executar", digitar "regedit" e clicar em OK para acessá-lo.



No entanto, a edição de componentes do registro pode causar danos irreversíveis. Logo, é altamente recomendável fazer um backup (cópia de segurança) das informações do registro antes de editá-lo. E, óbvio, é mais recomendável ainda só acessar e alterar este conteúdo somente se você tem plena consciência do que está fazendo.

Com o Editor do Registro, é possível criar, manipular, renomear e deletar chaves, subchaves e valores, além de importar e exportar arquivos do tipo REG e dados no formato binário (em sistemas Windows NT, esses arquivos podem ser carregados e manipulados).


Limpeza

O conteúdo do Registro do Windows é constantemente atualizado e alterado. Por exemplo, toda vez que um programa é instalado, novas informações são adicionadas. No entanto, nem mesmo a desinstalação de tal programa é capaz de remover essas informações. Logo, o registro vai acumulando dados desnecessários.


Entradas inválidas no registro podem impedir a instalação de novos programas, além de ocasionar erros e travamentos. Por isso, da mesma maneira que um disco rígido deve ser desfragmentado, o Registro do Windows também deve. Isso otimiza o desempenho dele e mantém seu computador livre de arquivos inúteis. Também ajuda bastante compactar o conteúdo do Registro para que ele não ocupe muito espaço.

sábado, 14 de março de 2009

Games que imitam o Mario



Eu conheço esse bigode de algum lugar, não seria de algum jogo do Mario?

Sempre depois que alguém faz um tremendo sucesso, nada mais natural do que surgir uma multidão de pessoas querendo imitar o famoso. Se o Mario foi o maior fenômeno dos games de todos os tempos ninguém sabe ao certo, a verdade é que em matéria de imitação ele é o campeão absoluto. Chegou a hora de você conhecer alguns destes games que se inspiraram no encanador mais famoso.

É preciso reconhecer que nem sempre se trata de uma imitação propriamente dita. Quando um game faz sucesso a ponto de influenciar toda uma geração, é comum que seus moldes sejam incorporados aos novos padrões do gênero. Confira esta seleção bem humorada de games que se identificam um pouco, ou muito, com o Mario e descubra bons jogos.

Parece, mas não é

Nada se perde e muito pouco se cria, tudo se aproveita! Você já viu uma boa idéia que nunca foi reutilizada pelo menos uma vez? Muitos jogos apostaram que recriar a receita básica dos jogos do Mario renderia o mesmo sucesso que o game original. Ilusões à parte, confira alguns dos que sonhavam noites a fio em se tornar tão famosos quanto o ilustre encanador italiano.

O que não faltou foram tentativas de heróis, desde patos (Charlie The Duck), cachorros (Happyland Adventures), minhocas (Go Ollie!), criaturas estranhas (Chebo Man) e personagens genéricos (Generic). Existem ainda aqueles que inventaram personagens humanos: Cadog Adventures, Bernard & Hank e Alex Adventure entre muitos outros.

Na cara dura!

Nem todos os games se utilizam da mesma sutileza que os jogos acima. Muitos jogos não tem o menor pudor em copiar tudo o que querem do Mario e alterar apenas o personagem principal. Na maioria das vezes o objetivo é justamente ser cômico, mas em casos extremos como em Syobon Action a proposta infeliz era realmente séria.

Bart Sympson tira onda de encanador em Super Bart World ao lado de Kyle no South Park Super Mario Bros. Os games se misturam em Super Megaman World e Super Sonic Mario quando Megaman e Sonic decidem ajudar o bigodudo. Acreditem, até o imbatível Chuck Norris arrebenta as pobres tartarugas em Super Chuck Norris Bros. E o que dizer de Seu Madruga? Ele deixou de pagar o aluguel atrasado só para dar as caras em Super Magro World.

Notáveis

Enquanto alguns imitam e outros se apropriam, existem ainda alguns games que usam muito bom gosto para preparar um prato na melhor receita de Mario. Para quem não conhece, Tux é o carismático pinguim do Linux que entrou numa fria para salvar o seu mundo em Super Tux, um imitador que merece destaque.




Muito mais do que uma mera coincidência de nomes, Maryo é um garoto de chapéu vermelho que se meteu em uma aventura para pegar moedas e pular em cima de tartarugas. Claro que se trata de mais um reaproveitamento do Mario, mas um ótimo reaproveitamento. Se Secret Maryo Chronicles é um game colorido e carismático que ganha disparado de muitos games do próprio Mario, então porque não dar uma chance a esse jovem aventureiro?





Quem não tem Mario caça com qualquer um dos muitos games que o imitam. Até Mario precisa de um descanso de vez em quando, deixe que um de seus substitutos assuma o seu papel e surpreenda-se. Afinal de contas, muitas vezes o discípulo é capaz de superar o seu mestre.


quinta-feira, 12 de março de 2009

O que é Kernel?

Aprenda o que é o Kernel, como ele funciona e sua importância para o Sistema Operacional.

O Kernel é um componente do Sistema Operacional, mas fica tão escondido que a maioria dos usuários domésticos sequer ouviu falar nele. Isso se deve à sua importância: ao contrário do que pode parecer, ele é tão essencial para o funcionamento de um computador que é melhor mantê-lo a salvo de pessoas bisbilhoteiras e inexperientes.

O cérebro do S.O.

Um PC divide-se, basicamente, em duas camadas: hardware e software. Até aí, nenhuma novidade. Onde entra o Kernel na história, então? Pois bem: ele é o grande responsável por fazer a interação entre essas camadas. Em outras palavras, é o Kernel que gerencia os recursos do sistema e permite que os programas façam uso deles.

Simples assim?

Na verdade, não. O fato é que o Kernel é complexo demais para ser explicado de forma técnica a um público leigo no assunto. Basicamente, ele começa a funcionar assim que o computador é ligado; nesse momento ele inicia a detecção de todo o hardware indispensável ao funcionamento da máquina (monitor, placa de vídeo etc.). O Sistema Operacional é carregado em seguida e, uma vez que o usuário faça seu login, o Kernel passa a administrar as principais funções dentro do S.O.: isso inclui o gerenciamento da memória, dos processos, dos arquivos e de todos os dispositivos periféricos.

Dessa forma o Kernel pode ser descrito como um grande organizador: é ele o responsável por garantir que todos os programas terão acesso aos recursos de que necessitam (memória RAM, por exemplo) simultaneamente, fazendo com que haja um compartilhamento concorrente – mas sem oferecer riscos à integridade da máquina.

terça-feira, 10 de março de 2009

Reduzir documentos no Word 2007

Aprenda a usar um recurso do Word 2007 que reduzirá seu documento para que caiba em uma única página.

Muitas vezes você digita um documento no Word e gostaria que ele coubesse todo em uma única página, mas isso nem sempre acontece e você tem então alguns transtornos.

O Word 2007 possui um recurso desenvolvido especialmente para isso. É importante tem bom senso e saber que nem todos os documentos caberão totalmente em uma única página.

Reduzindo documentos

Este processo é bastante simples: para fazê-lo, você precisa somente seguir o caminho Menu Office > Imprimir > Visualização de Impressão.



Na barra de ferramentas da seção de Visualização de Impressão, clique sobre a opção Reduzir uma página. O que o Word faz então é reformatar seu texto, alterando o tamanho da fonte, de modo a que caiba tudo em uma única página.


Se o documento já estiver em uma página, será dada uma mensagem avisando, exatamente igual a esta:


Contudo, se não houver a possibilidade de reduzir todo o documento à uma única página, você também verá outro aviso, agora igual a este:



domingo, 8 de março de 2009

Como desfragmentar apenas alguns arquivos

Como se pode fazer para desfragmentar uma pasta específica?

Quando seu disco rígido começa a ficar lento, o acesso a determinados programas uma tarefa demorada e um tanto frustrante, vídeos começam a causar travamento entre outras situações igualmente desagradáveis, talvez seja sinal de que seu computador esteja precisando de uma desfragmentação.

Uma desfragmentação de disco é indispensável para que seu Sistema possa organizar arquivos, que após muitas alterações, gravações, instalação e desinstalação de programas possam ter deixado “pedaços” para trás. Certamente esta também é uma ótima forma de aumentar a performance de seu computador.

Embora este seja um procedimento muito simples e o próprio Windows possua uma ferramenta para efetuá-lo, ele requer algum tempo com o computador parado para que seu resultado seja realmente efetivo. Este fato pode ser demorado e cansativo caso você tenha um disco rígido muito grande.

Existe, porém uma forma de desfragmentar apenas pastas ou arquivos específicos que estejam fragmentados. Isto pode ser efetivamente útil para melhorar o desempenho de algo que esteja em uso e apresentando lentidão ou travamento, como um jogo ou vídeo, ou até mesmo desfragmentar a pasta de sistema do Windows pode ser bom para a harmonia de seu computador.

Como infelizmente, o Windows não dispõe de uma função disponível para isto, você vai precisar usar um programa como o Defraggler. Este é um aplicativo leve e com uma interface gráfica bem amigável, que o auxiliará na tarefa.

Após a instalação do programa, selecione o disco que deseja efetuar a desfragmentação, peça uma análise. Feito isto, selecione a aba com os detalhes do resultado. Ali estarão exibidos todos os locais que uma desfragmentação seria necessária.



Então, basta selecionar aqueles arquivos ou pastas nos quais deseja aplicar a desfragmentação e iniciá-la. É recomendado colocar a ordem de exibição dos arquivos por pastas, para melhorar a visualização (especialmente se for aplicar o processo em todo um diretório, para não deixar alguma parte para trás).



Assim, você pode melhorar a performance de seu computador, mesmo que não disponha de todo o tempo que seria necessário para desfragmentar todo o disco rígido em uma única vez.

sábado, 7 de março de 2009

Divulgação gratuita de Profissionais criativos


Profissionais criativos de todo o país agora possuem um grande aliado para divulgarem seus trabalhos. É o portal ClicFolio ( www.clicfolio.com ), que já conta com mais de 9.000 profissionais cadastrados em diversas áreas.

No ClicFolio, o profissional cria seu portfolio digital, podendo inserir arquivos em vários formatos, como vídeos, áudio, fotos, textos, etc. Também disponibiliza seu currículo, dados de contato, agenda e prêmios, além de poder vender seus produtos e serviços em uma loja virtual.

O portal oferece ferramentas de pesquisa para o contratante encontrar o profissional que precisa. Além disto, o profissional pode divulgar o seu portfolio de forma direta, como se fosse seu próprio site, utilizando um endereço no formato www.clicfolio.com/seunome

A participação no ClicFolio é totalmente gratuita, e atende a diversas áreas profissionais relacionadas à criatividade, tais como: arquitetura, artesanato, artes cênicas, artes plásticas, cinema, fotografia, dança, desenho, design, esportes, eventos, gastronomia, informática, tradução, literatura, jornalismo, moda, música, publicidade, entre outras.

Não perca a oportunidade de divulgar seu trabalho. Visite o portal
www.clicfolio.com e participe!




Esta postagem foi enviada pelo leitor clicfolio.com, antes de ser postada aqui entrei no site clicfolio e achei bem interessante a idéia de divulgação. Vale a pena fazer uma visita.


www.clicfolio.com

quarta-feira, 4 de março de 2009

Defina a capacidade de arquivos na lixeira

Os arquivos que você deleta continuam ocupando espaço. Aprenda a controlar.


Muitas pessoas costumam deletar seus arquivos inúteis e deixá-los esquecidos por um bom tempo na lixeira. Essa situação é muito comum e acontece com praticamente todos os usuários de computador. Porém, a grande maioria não se dá conta de que os itens excluídos para a cestinha continuam ocupando espaço e, uma vez esquecidos lá, podem prejudicar o sistema causando lentidão e sobrecarregamento.

Enfim, o Windows, por sua vez, possui uma configuração padrão que define a capacidade máxima de armazenamento na lixeira como sendo 10% da capacidade total do seu HD. Entretanto, é possível aterar esse limite facilmente, reduzindo ou até mesmo expandido seu valor. Veja como:

Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone da lixeira e selecione Propriedades.







Windows XP







Essa é a janela de Propriedades da lixeira na versão XP do Windows. Repare a barra de percentagem localizada no centro da interface. É aí que você regula a quantia máxima que poderá ser jogada no depósito.

Se o seu computador tem sofrido com falta de espaço, lentidão etc., recomendamos a você deixar esse nível em volta dos 4%.

A uma opção para deletar diretamente os arquivos do computador sem que eles passem pela lixeira. É só apertar delete e eles somem do HD. No entanto, isso pode ser muito perigoso, pois qualquer confusão que você cometa pode causa um risco enorme de você perder projetos importantes ou até arquivos pessoais que você gosta.

Windows Vista





Na versão Vista do Windows, a função é um pouco diferente. Invés de trabalhar com porcentagem, o sistema mostra o peso limite real da lixeira. Note na interface a opção "Tamanho personalizado: Tamanho máximo (em MB)". Basta você digitar o tamanho máximo que quiser inserir na lixeira e pronto.




Depois de concluir a operação, clique em Aplicar, OK e pronto!


segunda-feira, 2 de março de 2009

O que é Update?

Entenda o que são os updates dos programas e por que fazê-los.



Update é uma palavra inglesa que significa atualização, modernização, incrementar com informações recentes, trazer para o último estágio de tecnologia. Aplicado no ramo da informática, o update é, basicamente, a atualização de softwares, sistemas operacionais, hardwares e drivers.

Todos os componentes do nosso computador devem possuir atualizações regulares. Elas são essenciais para o bom funcionamento do seu sistema.

Alguns dos principais programas que usamos em nossos computadores procuram atualizações automaticamente todo dia, semana ou mês. Os Windows Vista e XP, por exemplo, fazem atualizações automáticas através do Windows Update.

FAZER ATUALIZAÇÕES PARA QUÊ?

Realizar sempre um update de seus programas, drivers, sistemas, entre outros, é muito importante para que eles funcionem corretamente e para a segurança de seu computador. Além de corrigir problemas, as atualizações podem trazer novas funções e incrementar as já existentes.

Corrigindo falhas de segurança

Frequentemente os programas que você executa em seu computador estão sendo testados, tanto pelo fabricante quanto por piratas virtuais e pessoas mal-intencionadas. Ambos procuram as mesmas coisas: falhas de segurança. Sistemas operacionais como o Windows e navegadores de internet são os principais alvos.


Os hackers procuram falhas nestes programas para fazer, por exemplo, controle remoto do seu computador, para roubar suas senhas, informações bancárias, números de cartão de crédito, entre outros.

Mas as empresas desenvolvedoras também procuram estes problemas para corrigi-los o mais rápido possível e manter seu sistema em segurança, o que é concretizado através das atualizações.


Corrigindo bugs

Muitas vezes os programas que você utiliza passam por pequenos problemas e travam, mesmo que sejam usados corretamente. São os famosos bugs, falhas nos aplicativos que podem comprometer seu funcionamento.

Nesse caso, quem auxilia na correção desses problemas são os próprios usuários, que detectam os problemas e informam os desenvolvedores do software em questão. Você pode auxiliar procurando na janela de ajuda do programa ou até no site do desenvolvedor.

É aí que atua o suporte técnico, compilando os relatos feitos pelos usuários e resolvendo as falhas detectadas. As atualizações são importantes para corrigir estas falhas e incrementar as funções já existentes.

Atualizando definições

Os programas de detecção de pragas virtuais, como antivírus e anti-spyware precisam ser atualizados com grande frequência. Todos os dias surgem novas pragas na internet que podem ameaçar seu computador, e todos os dias equipes de suporte desses softwares procuram barrar estes invasores, atualizando o banco de dados dos programas.

Uma ferramenta antivírus ou anti-spyware desatualizada em seu computador acaba por perder sua funcionalidade e deixá-lo desprotegido das pragas mais recentes. Entre os updates que seu computador deve realizar, os de ferramentas de proteção figuram entre os mais importantes.

Proteja o seu sistema

Para um bom funcionamento do seu computador, é importante manter os componentes sempre atualizados. Alguns programas perguntam logo ao abrir se devem procurar por novas atualizações, outros possuem a opção de procura por atualizações na aba de ajuda e outros informam automaticamente quando há uma nova atualização. Não hesite em manter todos os seus updates em dia.